sexta-feira, 12 de setembro de 2014

CCEE repassa aos consumidores R$1,3 bilhão em excedentes da Coner (Fonte: Jornal da Energia)

"Valor compreende o período entre fevereiro e julho de 2014.
A Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) já repassou, entre fevereiro e julho de 2014, R$1,3 bilhão em valores excedentes da Conta de Energia de Reserva (Coner) para os consumidores de energia elétrica – o que compreende os clientes cativos, atendidos pelas distribuidoras, e os consumidores livres e especiais.
A energia de reserva é contratada em leilões específicos, com o objetivo de elevar a segurança do sistema. Os geradores contratados nessa modalidade, principalmente usinas eólicas e à biomassa, são remunerados pelo preço da energia oferecido no leilão, mas a operação é liquidada no mercado de curto prazo, pelo Preço de Liquidação das Diferenças (PLD).
A cada mês, a CCEE verifica se o saldo disponível na Coner é suficiente para pagar as geradoras contratadas naquele mês e no subsequente. Os recursos que ultrapassem esse montante é considerado como um excedente sendo repassado como crédito para todos agentes da categoria consumo que participam da liquidação financeira corrente..."


Nenhum comentário:

Postar um comentário