segunda-feira, 23 de junho de 2014

Frigoríficos BRF e JBS analisam acordo proposto pelo MPT (Fonte: MPT - RS)

"Inspeções flagraram trabalhadores com risco de amputação e de doenças crônicas que podem invalidez e morte
Porto Alegre - O Ministério Público do Trabalho (MPT) no Rio Grande do Sul discutiram termos de ajustamento de conduta em duas audiências na sexta-feira (13) com os frigoríficos BRF, de Lajeado, e JBS Aves, de Montenegro, ambos no interior do estado. Os valores de multas em caso de descumprimento de acordo também foram debatidos. Os diretores das indústrias vão analisar as propostas. Caso sejam aceitas, novas audiências estão agendadas para 27 de junho (no caso da BRF) e em 12 de agosto (com a JBS).  
Mas se não houver acordo, o MPT pretende ajuizar ações civis públicas. As duas indústrias foram alvos de inspeções organizadas pelo MPT e pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), que flagraram trabalhadores utilizando equipamentos em condições antiergonômicas. Os riscos são de amputação, esmagamento de membros superiores, além de lesão grave por esforços repetitivos, e pelo uso de movimentos que forçam excessivamente articulações e músculos, causando doenças crônicas que podem invalidez e morte. 
Paralisação - Durante as inspeções, o MTE determinou a imediata paralisação de máquinas e atividades das empresas. No período de interdição, os empregados devem receber seus salários como se estivessem em efetivo exercício, nos termos do parágrafo 6º do artigo 161 da CLT. A JBS e a BRF acataram as determinações e solucionaram os problemas, removendo as causas das interdições. 
As reuniões contaram com a participação dos procuradores do Trabalho Márcio Dutra da Costa, Enéria Thomazini e Ricardo Garcia, e representantes do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Avícolas e Alimentação em Geral de Lajeado (Stial), do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Alimentação de Montenegro (STIAM) e do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Alimentação de Caxias do Sul. 
Criada a partir da associação entre Perdigão e Sadia, a BRF opera 50 fábricas em todas as regiões do País. A unidade de Lajeado (aves e suíno) tem 3 300 funcionários. Já a JBS é a maior empresa em processamento de proteína animal do mundo, com 140 unidades de produção em diversos países e mais de 120 mil empregados. A unidade de Montenegro tem 1.582 funcionários."

Fonte MPT

Nenhum comentário:

Postar um comentário