segunda-feira, 23 de junho de 2014

Frigorífico tem processos parcialmente desinterditados (Fonte: MPT - RS)

"Suspensão de atividades da Agrosul ocorreu durante inspeção de força-tarefa realizada entre os dias 10 e 12 de junho
Porto Alegre – O frigorífico Agrosul, no município de São Sebastião do Caí (RS), teve processos parcialmente desinterditados pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) no dia 14 de junho. A paralisação de máquinas e atividades da empresa aconteceu no dia 12 de junho, e foi resultado da quarta inspeção de 2014 da força-tarefa estadual relativa a "Meio Ambiente de Trabalho em Frigoríficos Avícolas". A inspeção ocorreu entre os dias 10 e 12 de junho.
Entre as desinterdições, estão o trabalho na torre de gelo, as atividades de movimentação manual de cargas dos setores de paletização e a descarga do veículo no setor de plataforma. Permanecem interditadas duas máquinas na sala de manutenção. A liberação fica condicionada ao cumprimento integral das medidas de prevenção de riscos relacionadas no relatório técnico do MTE.
O procurador do Trabalho e coordenador estadual do projeto adequação das condições de trabalho nos frigoríficos Ricardo Garcia declarou que a Agrosul provou que é possível adequar os postos de trabalho com atuação pontual e usando criatividade. “As propostas da indústria indicaram que é possível diminuir o risco mais grave e, assim, obter prazo para solução definitiva do problema e de forma negociada”. 
A ação teve apoio do movimento sindical dos trabalhadores, do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) de Canoas e Vale dos Sinos e do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado do Rio Grande do Sul (CREA-RS).
Inspeções – As primeiras operações da força-tarefa foram realizadas nas semanas de 21 de janeiro, de 18 de fevereiro e de 23 de abril, respectivamente nas unidades da Companhia Minuano de Alimentos, em Passo Fundo, da JBS, em Montenegro, e da BRF do município de Lajeado. Todas as ações resultaram em interdições. O cronograma de inspeções da força-tarefa seguirá até o final do ano, com ações mensais. Em 2015, será a vez dos frigoríficos bovinos receberem a força-tarefa."

Fonte MPT

Nenhum comentário:

Postar um comentário