quinta-feira, 10 de abril de 2014

Número de acidentes de trabalho chama atenção em MG (Fonte: Revista Proteção)

"Uberlândia/MG - A área de construção civil em Uberlândia  tem registrado inúmeros acidentes. Em 2013, dos 338 registros de acidente, 130 foram neste setor. As informações são do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest). Segundo a coordenadora Sílvia Fonseca Magalhães, este ano 48 trabalhadores já se acidentaram na cidade. Deles, 19 também foram na construção civil.
Ela explicou que a quantidade de ocorrências acontece por falta de medidas de segurança, ou seja, de equipamentos individuais e coletivos. "Vários dos acidentes acabam gerando invalidez, afastamentos e até morte de trabalhadores", explicou. Sílvia Fonseca acrescentou que quando ocorrem acidentes as empresas são notificadas e quase 99% delas aderem às mudanças e regularizações necessárias para evitar mais problemas.
A consultora trabalhista Inez Medeiros afirmou que as empresas podem ser até punidas pelas ocorrências. "Além da multa, existem casos que podem parar até na área penal", ressaltou.
Em fevereiro deste ano houve duas mortes na cidade. Na primeira, um operário de 38 anos, que trabalhava na construção do viaduto de acesso às BRS 365 e 452, foi  atingido por uma viga de sessenta toneladas. Na outra, um homem de 26 anos caiu de uma altura de sete metros em uma obra na Fazenda do Glória, na Universidade Federal de Uberlândia.
Conscientização
Para reduzir o número de acidentes, as empresas têm investido na segurança, mas também na conscientização. O engenheiro civil Mário Avena Neto disse que esse cuidado é importante para amenizar as ocorrências.
São 500 operários trabalhando na obra supervisionada pelo engenheiro. O local tem 89 mil metros quadrados de área construída e conta com a supervisão de um técnico. "O consultor vem todos os meses para verificar pontos que podem se tornar críticos e melhorados para não termos nenhum tipo de problema", concluiu."

Nenhum comentário:

Postar um comentário