segunda-feira, 28 de abril de 2014

Avicultores param e protestam por maior remuneração (Fonte: Portal Clica Tribuna)

"Um grupo de avicultores paralisou as atividades e protestou ontem à tarde em frente à fábrica da JBS em Forquilhinha, com a justificativa de que a remuneração dada pela empresa por ave fornecida é, em alguns casos, insuficiente até para cobrir os custos de produção. 
O objetivo era barrar a entrada e saída de caminhões para impedir o fornecimento de aves à fábrica, mas a empresa conseguiu uma decisão judicial que assegura o trânsito dos veículos nas unidades que possui na região. 
Conforme o vice-prefeito de Urussanga e um dos líderes da manifestação, Luiz Henrique Martins (o Cuíca, PT), os produtores estão recebendo aproximadamente R$ 0,50 por ave. “Nas prateleiras o frango está sendo vendido a R$ 15. Então há algo errado”, acredita. Cuíca afirma que parte dos avicultores só permanecem na atividade porque fizeram financiamentos e precisam honrar o compromisso. A insatisfação por parte dos avicultores não é nova. A manifestação é promovida pela Associação de Avicultores do Sul Catarinense, que definiu ontem paralisar as atividades. Segundo o gerente corporativo de agropecuária da JBS Foods, José Antônio Ribas, o trabalho dentro da fábrica continua normalmente, mesmo com o protesto dos produtores. 
“Estamos há quatro semanas aqui no Sul de Santa Catarina trabalhando com cada um dos 800 produtores e avaliando caso a caso”, afirma. Ribas relata que os preços praticados na região estão em conformidade com os do restante do país. Conforme ele, a JBS está fazendo um trabalho de recuperação da renda dos produtores por meio do aumento da eficiência — critério usado para definir a remuneração de cada avicultor."

Fonte Portal Clica Tribuna 

Nenhum comentário:

Postar um comentário