terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

Fórum discute uso de agrotóxicos e controle de tabaco (Fonte: MPT-PR)

"Combate ao trabalho infantil em lavouras de fumo foi um dos assuntos abordados no evento
Curitiba – O planejamento de ações de combate ao trabalho infantil no fumo foi um dos assuntos discutidos no Fórum de Combate ao Uso de Agrotóxicos e Controle do Tabaco, realizado na sede do Ministério Público do Trabalho no Paraná (MPT-PR), em Curitiba. O encontro ocorreu no dia 6 de fevereiro e foi coordenado pelo MPT-PR e o Ministério Público Estadual (MP-PR). O fórum debateu, ainda, soluções para preservar a saúde de trabalhadores envolvidos neste tipo de agricultura e conter o uso indiscriminado de agrotóxicos em todo o estado.
As discussões contam com a participação de instituições públicas, autoridades municipais e estaduais, associações de produtores rurais, sindicatos rurais e ONGs, além de cidadãos interessados no assunto. O fórum é aberto ao público e as reuniões acontecem nas primeiras quintas-feiras de cada mês, na sede do Ministério Público do Trabalho no Paraná (Av. Vicente Machado, 84, Centro, Curitiba).
Trabalho infantil – O MPT-PR atua em diversos casos de crianças atuando na lavoura de fumo. A atividade, uma das piores formas de trabalho infantil, é ilegal para menores de dezoito anos, inclusive quando realizada em regime de economia familiar, pelos sérios prejuízos causados à integridade física e psíquica das crianças e adolescentes. Desde 2010, foram registrados 16 procedimentos a respeito do trabalho de crianças e adolescentes na indústria do tabaco no Paraná."
 
Fonte: MPT-PR

Nenhum comentário:

Postar um comentário