segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Encontro no MPT-BA discute assédio moral nos bancos (Fonte: FEEB)

"O encontro entre o Ministério Público do Trabalho da Bahia, órgãos públicos e entidades da sociedade civil para discutir o assédio moral nos bancos aconteceu nesta sexta-feira (21), na sede do MPT, em Salvador. O encontro é o primeiro passo do Projeto de Regularização das Condições de Trabalho no Setor Bancário, conduzido pelas procuradoras Virgínia Leite Henrique, Silvia Valença e Ana Emília Albuquerque e pelo coordenador de primeiro grau do MPT, Bernardo Guimarães. Os procuradores querem saber porque o setor bancário é um dos líderes em adoecimento de trabalhadores e buscar meios para combater o problema.
O assédio moral no setor bancário foi o principal tema debatido e os procuradores solicitaram dos órgãos e entidades participantes o envio de dados estatísticos e estudos sobre o tema a fim de que seja possível traçar um diagnóstico que norteie a atuação conjunta. A regularização das condições de trabalho no setor bancário foi escolhida pelos procuradores do MPT na Bahia como área de atuação prioritária para o ano de 2014 em virtude do grande número de denúncias  e de ações judiciais. O objetivo do esforço conjunto é buscar uma atuação que resulte na redução significativa do número de casos de adoecimento decorrente da atividade profissional no setor.
Em janeiro, o MPT na Bahia conseguiu uma importante vitória nessa questão, ao obter a condenação do Banco do Brasil em uma ação civil pública na Justiça do Trabalho por prática de assédio moral contra seus funcionários. A instituição foi condenada a indenizar a sociedade por danos morais coletivos de R$2 milhões, além de uma série de medidas de reparação. A decisão é válida para todo o território nacional e estipula multa de R$50 mil em caso de descumprimento de cada uma das obrigações. A ação foi movida a partir de denúncia recebida do Sindicato do Bancários do Estado.
Estiveram presentes à reunião representantes do Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região (TRT5), da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE-BA), da Fundacentro, do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS), do Centro de Recursos Humanos da Universidade Federal da Bahia, do Centro Estadual de Referência em Saúde do Trabalhador (Cesat) e do Centro Regional de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest). Representou a Federação dos Bancários da Bahia e Sergipe, Hermelino Neto, e o Sindicato dos Bancários da Bahia, Fábio Ledo."
 
Fonte: FEEB

Nenhum comentário:

Postar um comentário