sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

CONTAG recebe Prêmio Direitos Humanos 2013 (Fonte: CONTAG)

"A CONTAG foi premiada na categoria "Erradicação do Trabalho Escravo" do Prêmio Direitos Humanos, em cerimônia realizada na tarde de hoje, 12, durante o Fórum Mundial de Direitos Humanos, evento que acontece em Brasília até esta sexta-feira. Esta é a 19º edição do Prêmio, que condecorou outras 24 pessoas, organizações e entidades nas demais categorias, entre elas “Direito à Memória e Verdade”, “Educação em Direitos Humanos”, “Igualdade de Gênero” e outras. O Prêmio Direitos Humanos é concedido anualmente pelo governo brasileiro àqueles que se destacam na promoção, defesa e enfrentamento às violações dos direitos humanos no país.
A solenidade contou ainda com a participação de ministros e ministras de Estado e da presidenta Dilma Rousseff. A abertura da premiação foi feita pela ministra de Direitos Humanos, Maria do Rosário Nunes, que, em seu discurso, lembrou a importância do trabalho de cada premiado(a) para a valorização dos direitos humanos no Brasil. “Aqui reconhecemos que estas pessoas e organizações representam um pais sensível e solidário na atenção aos brasileiros. Ao oferecermos este reconhecimento, queremos abraçar o Brasil que defende os direitos humanos”.
Ao final da entrega dos prêmios, a presidenta sancionou a lei 12847, que institui o Sistema Nacional de Prevenção e Combate à Tortura, cria o Comitê Nacional e o Mecanismo Nacional de Prevenção e Combate à Tortura. Dilma também parabenizou a todos os condecorados pelo prêmio. “As pessoas e instituições que premiamos hoje enfrentam batalhas contra a violência, abuso de poder, trabalho escravo e infantil, abandono, miséria e tantas outras injustiças. Pessoas comuns que falam pelos que são excluídos e negligenciados, visando a construção de uma sociedade comprometida com os direitos humanos. Dirijo o maior e sincero reconhecimento a estes premiados”, disse a presidenta, em seu discurso.
O prêmio da CONTAG foi recebido com grande alegria pelo presidente Alberto Broch. “Esse é o reconhecimento do trabalho que a CONTAG vem realizando ao longo de 50 anos, o reconhecimento de uma luta histórica e permanente contra o trabalho escravo e a violação dos direitos dos trabalhadores e trabalhadoras rurais. A CONTAG continuará trabalhando de uma forma muito intensa até conseguirmos banir de vez essa injustiça no campo”, declarou Alberto.
Luta da CONTAG    
No que diz respeito à luta para erradicação do trabalho escravo no campo, a CONTAG é reconhecida nacionalmente e internacionalmente por suas ações, que envolvem negociações coletivas de trabalho e a formação de lideranças sindicais, monitoramento junto ao Poder Legislativo Federal, onde atua para garantir a aprovação da PEC contra o trabalho escravo e contra projetos de leis que visam retirar direitos dos/das trabalhadores(as) rurais assalariados(as), participação de outros espaços que defendem a causa."

Fonte: CONTAG

Nenhum comentário:

Postar um comentário