terça-feira, 26 de novembro de 2013

AGU busca condenação de juiz por improbidade administrativa e pede reparação de R$ 2 milhões (Fonte: AGU)

"A Advocacia-Geral da União (AGU) acionou a Justiça para obter a condenação de um juiz federal da 1ª região por improbidade administrativa. Dentre os pedidos apresentados na ação ajuizada por advogados da União está a restituição aos cofres públicos no valor de R$ 2.448.687,00.
A atuação visa assegurar a responsabilização de juiz acusado de desviar recursos de uma associação de juízes federais, utilizando nomes de outros magistrados para a elaboração de pedido de empréstimos fictícios.
A Procuradoria-Regional da União da 1ª Região (PRU1), unidade da AGU que atua no caso, solicitou também a reparação por danos morais, por causa dos prejuízos causados à imagem do Poder Judiciário, quando houve a divulgação dos fatos à coletividade. De acordo com os advogados da União, a situação quebrou a confiança da sociedade na reputação ilibada que deve nortear a conduta daqueles que exercem a magistratura federal, nas esferas públicas e privadas. 
A unidade da AGU pediu, ainda, a cessação de todos os vínculos do ex-juiz com o Poder Público, entre eles o próprio pagamento da aposentadoria. A ação, que tramita em segredo de Justiça, está sob a análise da Seção Judiciária do Distrito Federal."

Fonte: AGU

Nenhum comentário:

Postar um comentário