segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Eventos em 11 estados discutem assédio moral em bancos (Fonte: MPT)

"Atos públicos, palestras e audiências fazem parte da campanha nacional do MPT contra a irregularidade
Brasília – O Ministério Público do Trabalho (MPT), por meio da Coordenadoria Nacional de Promoção de Igualdade de Oportunidades e Eliminação da Discriminação no Trabalho (Coordigualdade), realizou nesta semana a campanha nacional de combate ao assédio moral nos bancos. As ações ocorreram nos estados de Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul, Paraná, Amazonas, Alagoas, Rondônia, Rio Grande do Norte, São Paulo, Ceará, Alagoas e Espírito Santo. Segundo dados da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf), o assédio atinge 66% dos bancários de todo o país. O problema causa depressão, estresse, alcoolismo e até suicídio.
A programação começou no dia 17, com audiência em Três Lagoas (MS), conduzida pelo procurador do Trabalho Carlos Eduardo Andrade. Participaram do evento representantes do sindicato dos bancários e das instituições Bradesco, Itaú, HSBC, Banco do Brasil e Cooperativa Sicredi. Na segunda-feira (21), houve palestra sobre assédio moral no meio ambiente de trabalho em Maceió (AL), no auditório do Pleno do Tribunal Regional do Trabalho no estado (TRT-AL), e uma audiência coletiva na sede do MPT-RN, em Natal. O evento reuniu mais de 100 pessoas e contou com palestras da auditora fiscal do Trabalho Marinalva Dantas e da procuradora do Trabalho Thereza Cristina Gosdal, autora do livro Assédio Moral Interpessoal e Organizacional. 
No mesmo dia, também ocorreram atos públicos na prefeitura de Campinas (SP), com a psicóloga Maria Eduarda Leme, e na sede do MPT-AM, em Manaus, onde a coordenadora regional da Coordigualdade (Coordenadoria Nacional de Promoção de Igualdade de Oportunidade e Eliminação da Discriminação no Trabalho), procuradora Fabíola Bessa Salmito Lima, palestrou sobre características do assédio moral e formas de combate. 
Os atos públicos ocorreram na terça-feira (22) em Fortaleza (CE), Curitiba (PR) e Porto Velho (RO). Na quarta (23) e quinta-feira (24), foi a vez do Rio Grande do Sul discutir o tema, em ato no auditório do Sindicato dos Bancários, localizado no Centro Histórico de Porto Alegre, que reuniu 50 pessoas. O procurador-chefe adjunto, Rogério Uzun Fleischmann, e a procuradora do Trabalho Bruna Iensen Desconzi participaram do evento. 
Já o estado do Espírito Santo realizou na quinta (24), em Vitória, uma conversa com representantes da Associação dos Representantes dos Bancos do Estado do Espírito Santo (Arbes), do Sindicato dos Bancários (Sindibancários), além de responsáveis pelos setores de recursos humanos de agências instaladas no Estado. O último evento previsto será em 13 de novembro, das 14h às 18h, na sede do MPT-MG, em Belo Horizonte."

Fonte: MPT

Nenhum comentário:

Postar um comentário