quinta-feira, 26 de setembro de 2013

UHE Jirau aguarda desdobramentos do recurso interposto pela Santo Antônio Energia (Fonte: Jornal da Energia)

"O presidente da GDF Suez Brasil, Maurício Bähr, empresa líder do consórcio responsável pela usina hidrelétrica Jirau, afirmou nesta quarta-feira (25/09) que os controladores aguardam os desdobramentos do recurso interposto pela Santo Antônio Energia na Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). A empresa contesta a cessão de lastro imposta pela agência reguladora quando aprovou a ampliação da UHE Santo Antônio.
“A Aneel nos deu 24 (MWmédios), mas temos que ver o que vai acontecer. Estamos aguardando o julgamento desse recurso de Santo Antônio na Aneel”, explicou Bähr. O presidente acrescentou que Jirau não fará recurso por enquanto, apesar de discordar da decisão, por achar que a cessão não é suficiente para cobrir o prejuízo. “O nosso mínimo de direito adquirido após a decisão da Aneel são 24MW, achamos que temos direito a 90MW médios”, disse.
Caso o pleito da Santo Antônio seja atendido e a cessão seja cancelada, o presidente da Suez afirmou que daí sim deverão tentar reverter o quadro. “Vamos discutir com o Ministério (de Minas e Energia) e com a Aneel. O diálogo sempre leva a alguma coisa”, afirmou Bähr.
Outra possibilidade de resolver a situação e não ter de obrigar a UHE Santo Antônio a ceder lastro para Jirau, seria um acordo do governo brasileiro com o governo da Bolívia. Caso o país vizinho permitisse a expansão de Jirau no território boliviano, a UHE não teria prejuízo com a ampliação de Santo Antônio. “Estamos apostando na hipótese da Bolívia sim, apostando que podemos otimizar a operação de Jirau. Então a partir daí, temos outra possibilidade”, ressaltou.
O primeiro dia de operação comercial da UHE Jirau ocorreu no dia 06 de Setembro, quando uma das 50 turbinas previstas foi colocada em funcionamento."

Nenhum comentário:

Postar um comentário