quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Copel pode reduzir o número de diretorias para adequar custos (Fonte: Jornal da Energia)

"A paranaense Copel marcou uma assembleia geral extraordinária para o dia 10 de outubro para discutir mudanças em seu estatuto social e alteração no número de diretorias e atribuições. A previsão é de que sejam extintas as diretorias Jurídica; de Distribuição; de Engenharia; de Geração e Transmissão de Energia; de Meio Ambiente e Cidadania Empresarial; de Novas Energias; e de Telecomunicações.
A medida seria um ajuste preventivo nos custos, uma vez que a companhia precisa se preparar para uma futura redução de receitas. "Recentemente, alterações no setor elétrico, impostas pela Lei nº 12.783/13, resultante da transformação da Medida Provisória 579/2012, que dispõe sobre as concessões de geração e de transmissão de energia elétrica e impõe redução de receitas à Copel, acabaram por obrigar a companhia a adequar-se e prevenir-se, tomando as decisões necessárias com vistas a sua sustentabilidade e à asseguração de seu crescimento", diz o comunicado.
"Nesse contexto, buscando dotar a companhia de maior agilidade e flexibilidade mais amplas para atendimento de seus objetivos sociais, ante os desafios decorrentes do cenário econômico nacional e da configuração institucional do setor elétrico e, também, para aperfeiçoar a gestão dos negócios das subsidiárias integrais da Copel, propõem-se, para análise e aprovação da assembleia geral de acionistas", completa.
Embora haja a previsão de extinção de sete diretorias, está prevista uma discussão para a criação da diretoria de Relações Institucionais e da diretoria de Desenvolvimento de Negócios. Além disso, será discutida a alteração da nomenclatura da diretoria de Gestão Corporativa, que passa a se denominar diretoria de Gestão Empresarial, e da diretoria de Finanças, Relações com Investidores e de Controle de Participações, que passa a ser chamada de diretoria de Finanças e de Relações com Investidores. Também serão debatidas as novas competências dos diretores."

Nenhum comentário:

Postar um comentário