terça-feira, 24 de setembro de 2013

Acordo encerra discriminação em contratações da Yazaki do Brasil (Fonte: MPT)

"Empresa distribuía anúncios de emprego impedindo inscrição de homens e ex-funcionários
Sorocaba – O Ministério Público do Trabalho (MPT) e a Yazaki do Brasil Ltda., multinacional japonesa que fabrica cabos elétricos automotivos, celebraram acordo judicial para acabar com a discriminação na contratação de funcionários. A Yazaki havia sido processada por colocar anúncios de emprego na porta do Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) de Tatuí, proibindo a inscrição de homens e ex-funcionários da empresa. 
Pelo acordo, a empresa deve doar, como dano moral coletivo, um imóvel ao município de Tatuí, onde funcionará um centro de capacitação de trabalhadores, inclusive os que têm deficiência. Já os anúncios de empregos não poderão ter referência a sexo, idade, cor e outras referências discriminatórias. A prefeitura de Tatuí será responsável por não permitir a veiculação desses cartazes no posto de atendimento. 
“Todas as limitações de acesso ao mercado de trabalho impostas pela Yazaki são totalmente injustificáveis e representam atos de discriminação”, afirmou o procurador Bruno Augusto Ament, à frente do caso.
Processo nº 0001130-09.2012.5.15.0116"

Fonte MPT

Nenhum comentário:

Postar um comentário