quarta-feira, 24 de julho de 2013

Mesmo com dissídio, a greve continua (Fonte: Sinergia-BA)

"A Federação Nacional dos Urbanitários foi comunicada pela Eletrobras nesta terça-feira, dia 23 de julho, sobre o ingresso da Holding com o dissídio coletivo. Neste documento reitera também a proposta rebaixada apresentada na última negociação, em Brasília.
Essa decisão surpreendeu a FNU, o CNE e os sindicatos que ainda apostavam no processo de negociação, como sempre se deu ao longo dos anos.Mesmo diante desse novo cenário a mobilização dos trabalhadores em nada vai mudar. Toda a categoria permanecerá em greve por tempo indeterminado, na luta por um acordo decente, sem a retirada de direitos e que garanta o ganho real aos trabalhadores.
Para o movimento sindical eletricitário cutista estamos diante de um retrocesso nas relações de trabalho, nem mesmo nos anos difíceis dos governos neoliberais de FHC, com greves e mobilizações, a Eletrobras teve a atitude de instaurar o dissídio coletivo na Justiça do Trabalho.
Defendemos a negociação direta com a empresa, a categoria esta fazendo greve para a Eletrobras voltar à negociação e apresentar uma nova proposta para o acordo coletivo.
O Governo Lula deu o exemplo de que era possível fortalecer a Eletrobras com mais investimentos e respeito aos trabalhadores. O atual Governo precisa lembrar que os mesmos eletricitários massacrados de hoje, são os eleitores de amanhã.
A FNU e o CNE vão continuar suas ações e aguarda ruma proposta de conciliação na justiça do trabalho. Amanhã todo o Coletivo estará reunido em Brasília, às 14 horas, no STIU-DF, para discutir essa nova conjuntura e definir estratégias com os assessores jurídicos da FNU. 
A orientação do CNE e da Federação é para que os sindicatos continuem mobilizados já que a Greve continua, apesar do dissídio. Esse é o momento de reafirmação da luta dos trabalhadores. Até aqui todas as bases tem feito forte mobilizações, mostrando aos gestores da Holding o grau de descontentamento com os rumos do ACT, coma falta de respeito às reivindicações da categoria. A luta continua!
Comunicado enviado pela Eletrobras
O comunicado encaminhado pela Diretoria de Administração do Sistema Eletrobras a Federação Nacional dos Urbanitários anunciando o dissídio,merece destaque em alguns pontos:
- Alega que as entidades sindicais não aceitaram algumas “ideias” formuladas na reunião do dia 19/07.
- Que as alegações feitas pelas entidades sindicais eram acima da capacidade financeira da Eletrobras.
- Reapresentação da mesma proposta rebaixada do dia 04 de julho, quando foi realizada a 3ª rodada de negociação.
O CNE entende que diante desse comunicado é preciso fazer alguns esclarecimentos: não foi apresentada nenhuma proposta oficial dia 19/07, apenas “ideias”, que foram ouvidas. O coletivo ponderou e apresentou sua pauta, que não foi aceita. Com relação à falta de capacidade econômica, o Coletivo não acredita nessa posição, tendo em vista os gastos desnecessários da Holding, como o artigo 37 e os terceirizados.
Sobre a reapresentação da proposta rebaixada e já rejeitada em mesa de negociação, não haverá como compactuar e a justiça, infelizmente, irá decidir."

Fonte: Sinergia-BA

Nenhum comentário:

Postar um comentário