terça-feira, 23 de julho de 2013

Greve na Eletrobras: Sem acordo, paralisação continua (Fonte: Jornal da Energia)

"Não houve acordo na reunião convocada pela direção da Eletrobras com os representantes dos trabalhadores, em greve desde a última segunda-feira (15/07). Participaram do encontro, realizado nesta sexta-feira (19), no Rio de Janeiro, o Coletivo Nacional dos Eletricitários (CNE), a Federação Nacional dos Urbanitários (FNU), a Federação Nacional dos Trabalhadores em Energia (Fenatema) e coordenadores das intersindicais.
“Eles mudaram a sistemática, estão querendo o acordo para dois anos. Mas não fecharam valor. Isso é um problemão porque não estava na pauta. É um problema que eles estão colocando na discussão. Agora, quanto a valores, não tem nada formalizado. Se não formalizarem uma proposta, os eletricitários da Fenatema entram em greve na terça-feira (23/07) por tempo indeterminado”, afirmou o presidente da Fenatema, Eduardo Annunciato, o “Chicão".
A Fenatema, que é uma das representações dos trabalhadores das empresas Eletrobras, principalmente de Furnas, estava em greve apenas por 72 horas, que terminou na última quarta (17/07). Como as negociações não avançaram, os trabalhadores se juntarão à greve por tempo indeterminado com os funcionários da Eletrobras de todo o Brasil. Apenas a parte operacional e os trabalhadores de emergência estarão em atividade.
Na próxima segunda-feira (22/07), serão realizadas assembleias com os grevistas por todo o país para definir os rumos do movimento. “Terminou a reunião, a empresa avançou em vários pontos, mas não formalizou nenhuma proposta. Saímos daqui do mesmo tamanho que entramos”, finalizou o presidente da Federação.
Segundo os funcionários, a Eletrobras enfrenta problemas de caixa por decisões governamentais, como a Medida Provisória 579. Os representantes dos trabalhadores do setor afirmam que, desde que a lei garantiu a redução na conta de luz, os funcionários vêm arcando com o prejuízo. “O orçamento foi mexido por conta das MPs 577 e 579. Se o governo causou esse transtorno para o trabalhador, nós não vamos pagar duas vezes. Não vamos pagar o salário e a inflação”, ressaltou o presidente da Fenatema, após a reunião com o Ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, realizada na última quarta-feira, em Brasília.
Enquanto isso, o governo se mobiliza para atender o pleito dos trabalhadores. Segundo informações de uma fonte, que pediu para não ser identificada, o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, deve reunir-se com a ministra do Planejamento, Mirian Belchior, em busca de uma solução. Procurada pelo Jornal de Energia, a assessoria de imprensa do Ministério do Planejamento não confirmou a informação. 
A possibilidade da realização do encontro entre os representantes das duas pastas, em busca de recursos para bancar o aumento real dos trabalhadores da Eletrobras, havia sido adiantada por Fernando Pereira, secretário de Energia da FNU, após rodada de negociações realizada na última quarta-feira (17)."



Nenhum comentário:

Postar um comentário