sexta-feira, 5 de julho de 2013

Eletrobras: Greve por tempo indeterminado a partir do dia 15 de julho (Fonte: Jornal da Energia)

"Após mais uma reunião sem sucesso nas negociações, os funcionários das empresas Eletrobras decidiram fazer greve geral por tempo indeterminado a partir do dia 15 de julho. Segundo Fernando Pereira, secretário de Energia da entidade sindical, a diretoria da empresa não apresentou propostas que agradasse aos trabalhadores nesta quinta-feira (04/07), em mais uma rodada de negociação que aconteceu em Brasília.
“Consideramos insuficiente as propostas. Eles chegaram a oferecer correção dos benefícios pela inflação, que pelo IPCA é de 6,49%; abono de três talões de tickets; congelar o adicional por tempo de serviço; e suspender temporariamente a aplicação da periculosidade até que seja regulamentado. Mas o ganho real de 3%, sendo 2% agora e 1% em janeiro, eles não querem nem ouvir falar. E do ganho real a gente não abre mão”, justificou Pereira.
De acordo com Fernando Pereira, outros impasses que impedem a negociação, além da questão financeira, trata-se das demissões de terceirizados e do cancelamento de benefícios para os novos funcionários. “Nós queremos a demissão de pessoas terceirizadas, que são comissionados em cargos de chefia”, afirmou o secretário de Energia, acrescentando que a Eletrobras quer que eles incluam no acordo coletivo de trabalho que os futuros empregados não tenham o mesmo direito dos atuais funcionários, mas apenas os direitos definidos pela Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT).
A empresa chegou a alegar que perdeu R$ 9 bilhões, segundo Pereira. Mas para os funcionários, cabe à Eletrobras correr atrás do prejuízo. “Não foi responsabilidade dos trabalhadores. Foi um ato de gestão do governo federal, por meio da Medida Provisória 579, que retirou receita das empresas. Então, eles que busquem junto ao governo uma recomposição e não retirar direito do trabalhador”, finalizou Fernando Pereira.
No dia 11 de Julho, os trabalhadores da Eletrobras também farão uma paralisação por 24hs, acompanhando a Central Única dos Trabalhadores – CUT. E na próxima segunda e terça-feira (08 e 09/07), os sindicatos devem realizar assembleias para apresentar a contraproposta enviada ainda nesta sexta-feira, 05, pela diretoria aos líderes sindicais."

Nenhum comentário:

Postar um comentário