quinta-feira, 20 de junho de 2013

Salário mínimo pode elevar gasto da União em R$ 1,5 bilhão (Fonte: O Estado de S.Paulo)

"Cálculo da Austin Rating leva em conta repasse da diferença entre a inflação do INPC e a taxa prevista pelo governo na LDO
O aumento dos preços acimada previsão da inflação enviada ao Congresso pelo governo no projeto da Lei de Diretrizes Orçamentária (LDO) para elaboração do Orçamento de 2014 deverá levar a União a gastar cerca de R$ 1,5bilhão amais com pagamentos de despesas atreladas ao salário mínimo.
Para o economista-chefe da Austin Rating, Alex Agostini, autor do cálculo, o gasto adicional, se confirmado, decorrerá da diferença entre a inflação efetiva no fim do ano pelo índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), usado no ajuste do salário mínimo, e a taxa prevista pelo governo na LDO.
Em 15 de abril, o Executivo enviou ao Congresso, junto com o projeto de orçamento, previsão de reajuste do mínimo com base em inflação pelo INPC de 5,20%. Esta taxa encontra-se abaixo da mediana de 5,93%, no encerramento de 2013, das expectativas do Boletim Focus do Banco Central. “Vale ressaltar que no dia 15 de abril a previsão para o INPC de 2013 na Focus era de 5,73%”, observa Agostini..."

Nenhum comentário:

Postar um comentário