sexta-feira, 24 de maio de 2013

MPT cobra da Oi readmissão de trabalhadores da extinta Telepar (Fonte: MPT)

"Empresa de telefonia tem protelado o cumprimento de decisão do TST, que determinou a reintegração dos demitidos
Curitiba – O Ministério Público do Trabalho (MPT) se reuniu, nesta quinta-feira (23), com os advogados da empresa de telefonia Oi para tratar da situação dos 680 trabalhadores da Telepar (Telecomunicações do Paraná), demitidos após a privatização da companhia. Todos os trabalhadores foram dispensados às vésperas da aposentadoria. Cerca de 40 demitidos morreram aguardando o retorno ao trabalho.
O Tribunal Superior do Trabalho (TST) condenou a Oi a readmitir os trabalhadores em 2008.  Em 2012, a empresa entrou com novo recurso no TST, que manteve a condenação. Nas duas decisões o tribunal entendeu as dispensas como sendo discriminatórias. A empresa de telefonia tem protelado a reintegração. Há dois anos a Oi entrou com recurso no Supremo Tribunal Federal (STF), ainda sem julgamento.
Na época das demissões, em 1999, a procuradora do Trabalho Margaret Matos de Carvalho ingressou com ação pedindo a readmissão dos trabalhadores, ainda quando a Telepar havia sido comprada pela Brasil Telecom. O processou foi estendido à Oi após a empresa ter assumido o controle da Brasil Telecom."

Fonte: MPT

Nenhum comentário:

Postar um comentário