terça-feira, 28 de maio de 2013

Bancários do Itaú paralisaram atendimento e exigem melhores condições de trabalho (Fonte: Bancários PE)

"Os bancários do Itaú paralisaram nesta quinta-feira, dia 23, o atendimento das agências dos shoppings Recife e Guararapes em protesto contra as péssimas condições de trabalho. Desde o início do ano, as duas unidades estão funcionando com horário de atendimento estendido até 20h, prejudicando os bancários, que têm extrapolado a jornada de trabalho cotidianamente.
Segundo o diretor do Sindicato e funcionário do Itaú, Flávio Coelho, além do problema do horário estendido, o banco tem demitido milhares de bancários, reduzindo seu quadro e aumentando ainda mais a sobrecarga de trabalho. “O Itaú foi o banco que mais demitiu no Brasil no ano passado. Foram quase 8 mil postos de trabalho fechados, apesar de ter lucrado mais de R$ 14 bi. Nos últimos dois anos, o banco acabou com cerca de 14 mil empregos, enquanto lucrava R$ 28 bilhões. Além de prejudicar os bancários que foram demitidos e os que continuam empregados, o Itaú também desrespeita os clientes, piorando ainda mais o atendimento por conta das dispensas”, diz Flávio.
Sobre o horário de atendimento estendido, o diretor do Sindicato, Onésimo Reinaux, destaca que os funcionários estão sofrendo muito com a medida adotada de forma unilateral pelo banco. “Os bancários estão trabalhando muito além da jornada, alguns vão embora do banco às 23h30, perdendo qualidade de vida. Segundo apuramos, o Itaú estendeu o horário de funcionamento das agências dos shoppings até às 20h, mas não atende quem não é cliente depois das 17h. Isso é ilegal, o próprio Banco Central obriga as instituições financeiras a atender a todos sem distinção”, explica Reinaux.
O dirigente ressalta que o Sindicato não é contra o horário de atendimento estendido. “Temos uma antiga reivindicação que visa ampliar o horário de funcionamento dos bancos das 9h às 17h. Mas para isso, é preciso criar dois turnos de trabalho e contratar mais bancários para atender melhor os clientes e a população. Os bancos sempre negaram esta reivindicação, mas agora o Itaú decidiu estender o horário do jeito que bem entendeu, sem negociar com o movimento sindical. E o pior: além de não contratar mais bancários, demite milhares de funcionários, reduzindo seu quadro e prejudicando a todos: clientes e bancários”, diz Reinaux."

Nenhum comentário:

Postar um comentário