terça-feira, 28 de maio de 2013

Bancários do Itaú cobram mais contratações e fim da discriminação no horário estendido (Fonte: Bancários DF)

"Novas paralisações de agências do Itaú em Brasília, nesta segunda-feira 27, deram sequência à série de protestos promovidos pelos bancários dentro da Campanha de Valorização dos Funcionários. Os trabalhadores seguem mobilizados e pressionando o banco a negociar reivindicações como o fim das demissões, mais contratações, melhores condições de trabalho, fim da discriminação contra usuários no horário estendido e mais segurança, entre outros pontos.  
Pela manhã, as unidades da 510 Sul, do Setor Hospitalar Sul e da 504 Norte não funcionaram no horário diferenciado, de 9h às 11h. Mais tarde, as agências com horário estendido da 516 Sul, 510 Sul, 510 Norte, e dos shoppings Iguatemi, Conjunto Nacional, Pátio Brasil, Águas Claras e ParkShopping paralisaram suas atividades das 17h às 20h. Os bancários estão organizados em todo o país, e diversas atividades ocorreram simultaneamente em várias cidades neste Dia Nacional de Luta. 
“Entregamos nossa pauta de reivindicações específicas no dia 15 de maio e queremos do banco uma negociação séria”, destaca Louraci Morais, diretora do Sindicato.
O diretor do Sindicato Sandro Oliveira completa: "Não dá mais para aceitar tanta desvalorização dos funcionários por parte do Itaú. São milhares de demissões, que geram sobrecarga de trabalho e muitas situações de estresse cotidianamente. Essa combinação tem afetado fortemente a saúde dos bancários, e muitos têm chegado ao adoecimento”. 
O Itaú é o banco que promoveu o maior número de demissões nos últimos anos. Fechou 7.935 postos de trabalho somente no ano passado. Desde 2011, já são 13.699 demitidos. 
Enquanto isso, seu lucro líquido atingiu R$ 14,043 bilhões em 2012. Foi o segundo maior resultado de um banco no país. O maior foi do próprio Itaú, em 2011, quando bateu R$ 14,640 bilhões. Em 2013, o montante chegou a R$ 3,5 bilhões no primeiro trimestre. Por outro lado, foram cortados 708 postos de trabalho no mesmo período.
“Está claro que a empresa pode e deve valorizar seus funcionários. Quando fazemos uma análise dos lucros, fica evidente que o Itaú tem plenas condições de atender nossas reivindicações”, afirma Washington Henrique, diretor do Sindicato. 
Fim da discriminação e respeito à jornada
Outro alvo dos protestos é o horário estendido de algumas agências, implantado pelo banco sem ouvir o movimento sindical e sem novas contratações. “Não somos contra o horário estendido, mas para isso o Itaú precisa contratar mais funcionários, com o estabelecimento de dois turnos de trabalho, de preferência com atendimento das 9h às 17h. Além disso, o horário estendido foi feito apenas para clientes, ficando excluídos os usuários”, frisa Roberto Alves, diretor do Sindicato.
Mais segurança
Durante as paralisações, que contaram com o apoio do Sindicato, foi tocada a paródia do sucesso de Roberto Carlos “Esse cara sou eu”, mote da Campanha de Valorização dos Funcionários, que denuncia os problemas enfrentados pelos trabalhadores. 
A versão musical dos bancários também destaca o problema da falta de segurança nas agências, lembrando o aumento do número de assaltos. As unidades que funcionam com horário estendido são uma preocupação a mais do Sindicato, uma vez que os bancários que trabalham nessas dependências ficam mais vulneráveis a situações de perigo, pois já é noite quando o expediente termina."

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