sexta-feira, 19 de abril de 2013

Angra 1 é desligada por falha eletrônica (Fonte: O Globo)

"A usina nuclear Angra 1 foi desligada ontem por causa de um problema eletrônico no seu sistema de instrumentação e controle. Segundo a Eletronuclear, estatal que opera a usina, as causas do problema estão sendo investigadas e não há previsão de retorno da atividade. A falha ocorre num momento em que as térmicas estão operando a todo vapor para abastecer o país.
O problema foi detectado às 5h33m pelo Sistema de Proteção do Reator, que desliga automaticamente a usina quando identificada alguma falha. De acordo com a Eletronuclear, o problema não ocorreu no chamado circuito primário, onde fica o reator com o urânio. Não há, portanto, risco de vazamento de material radioativo.
"O evento não representou risco à segurança de Angra 1, aos trabalhadores da empresa, à população ou ao meio ambiente", disse a Eletronuclear, em nota.
Angra 1 tem potência instalada de 640 Megawatts (MW) e alimenta o Sistema Nacional Interligado (SIN). De acordo com o Operador Nacional do Sistema (ONS), o desligamento da usina não causa transtornos no abastecimento de energia elétrica, porque há energia de térmicas a carvão e a óleo disponíveis. Recorrer à energia dessas térmicas, porém, pode tornar a conta de luz dos brasileiros um pouco mais cara, dependendo de quanto tempo Angra 1 ficar fora de operação..."

Íntegra: O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário