sexta-feira, 22 de março de 2013

Dia Internacional para a Eliminação da Discriminação Racial – 21 de março de 2013 (Fonte: UNIC Rio)

"Neste ano, o Dia Internacional para a Eliminação da Discriminação Racial destaca o poder do esporte para acabar com o problema do racismo. É uma oportunidade para ressaltar o nítido contraste entre os valores positivos do esporte e os incidentes desprezíveis de racismo que deixam cicatrizes até mesmo em algumas competições profissionais.
O esporte é uma atividade universal que pode reafirmar nossos direitos humanos fundamentais. O combate ao racismo está no coração da Carta das Nações Unidas. A comunidade internacional tem a obrigação de trabalhar pela igualdade e não discriminação, e podemos fazer progressos ao fomentar estes valores por meio do esporte.
A cada ano, marcamos este dia no aniversário do massacre de Sharpeville, em 1960. Nós nunca poderemos esquecer os 69 manifestantes desarmados e pacíficos que foram mortos pela polícia sul-africana quando protestavam contra as leis injustas impostas pelo apartheid naquele país.
O apartheid há muito tempo foi desmantelado e já ocorreram outros avanços importantes na luta contra o racismo. Esses incluem tratados e declarações, o desenvolvimento de um quadro internacional para combater o racismo e sistemas nacionais de proteção por numerosos Estados.
Apesar do progresso, o racismo continua sendo uma ameaça generalizada para indivíduos e grupos étnicos e religiosos em todo o mundo. É uma ameaça à estabilidade e uma grave violação dos direitos humanos.
Temos que unir forças para acabar com o racismo – e o esporte pode ajudar a atingir esse objetivo. Neste Dia Internacional, vamos nos comprometer a acabar com a discriminação racial e a tornar realidade nossa visão de igualdade e justiça, libertando todos do medo."

Fonte: UNIC Rio

Nenhum comentário:

Postar um comentário