quarta-feira, 20 de março de 2013

Comissão pede que se investigue papel dos EUA na repressão (Fonte: O Estado de S. Paulo)

"A Comissão da Verdade de São Paulo esta convencida de que o envolvimento de agentes diplomáticos dos Estados Unidos com a ditadura militar (1964-1985) foi mais direto do que se imagina. Por causa disso, seus integrantes vão enviara Comissão Nacional da Verdade uma solicitação para que analise mais detidamente as denúncias sobre a presença de americanos nas sessões de interrogatório de presos políticos.
A decisão foi tomada ontem após depoimento do ex-deputado federal Ricardo Zarattini (PT- SP) durante uma audiência pública da comissão. Ele recordou que, em 1969, quando esteve preso no Recife, na sede do Departamento de Ordem Política e Social (Dops), foi interrogado na presença de dois funcionários do consulado americano. Um deles era Richard Huntington Melton, que mais tarde se tornou embaixador dos EUA no Brasil.
Segundo Zarattini, o interrogatório ocorreu após várias sessões de tortura. "Os dois não me torturaram", esclareceu. "Um deles me perguntou: "Por que você é contra os Estados Unidos?" Eu respondi que não era contra os Estados Unidos, mas contra o imperialismo".
Zarattini militava no Partido Comunista Revolucionário e tentava organizar um movimento de guerrilha rural na zona canavieira pernambucana. Depois do interrogatório, disse ontem, não viu mais os americanos..."

Íntegra em O Estado de S. Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário