quarta-feira, 20 de março de 2013

Depoimento indica que EUA monitoravam órgãos policiais (Fonte: Valor Econômico)

"Ex-deputado federal e um dos 15 prisioneiros do regime militar libertados em troca do diplomata norte-americano Charles Elbrick em 1969, Ricardo Zarattini falou ontem à Comissão da Verdade paulista. Em seu depoimento, afirmou ter sido interrogado por Richard Melton, que se tornaria embaixador dos Estados Unidos no Brasil entre 1989 e 1993, durante sua prisão no Departamento de Ordem Política e Social (Dops) do Recife (PE), em dezembro de 1968.
O depoimento corrobora a tese de que representantes da diplomacia dos EUA acompanhavam a rotina dos órgãos policiais do regime militar. Há um mês, a Comissão paulista revelou que Claris Rowley Halliwell, adido no Consulado-Geral de São Paulo, visitava com frequência a sede do Dops paulista e lá esteve no dia em que o operário Devanir José de Carvalho, líder do Movimento Revolucionário Tiradentes (MRT), foi preso e morto. A presença de Halliwell no local está registrada em livros de ponto da época, encontrados no Arquivo Público do Estado e levados a público pela Comissão.
Preso por incitar a formação de uma "guerrilha rural" na zona canavieira de Pernambuco, Zarattini disse que Melton não participou das sessões de tortura que sofreu. "Ele me questionou por que eu era contra os EUA. Respondi que era contra o imperialismo e a ingerência que faziam nos países pobres", relatou..."

Íntegra em Valor Econômico

Nenhum comentário:

Postar um comentário