segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

OAB cobra que se investigue tortura de crianças na ditadura (Fonte: O Globo)


"Para presidente da Comissão de Direitos Humanos da entidade, apuração dos crimes é essencial
Brasília O presidente da Comissão Nacional de Direitos Humanos da OAB, Wadih Damous, cobrou que os atos de tortura envolvendo crianças durante a ditadura militar sejam investigados. Ontem, O GLOBO mostrou histórias de menores que sofreram com a repressão aos seus pais e, em alguns casos, foram eles próprios torturados.
- Aos poucos, vão se revelando novos fatos que mostram que as barbaridades cometidas à época da ditadura tiveram requintes de crueldade, cuja dimensão não se sabia ou se pensava. Estamos descobrindo que nem as crianças escaparam da sanha assassina dos torturadores - avaliou Damous.
De acordo com o advogado, indicado para presidir a Comissão Estadual da Verdade do Rio de Janeiro, ainda não instalada, o conhecimento sobre esses episódios é didático.
- Tais episódios agora revelados ensinam que a atitude de considerar fatos ocorridos na ditadura como página virada, condenados ao esquecimento, é equivocada. Todos devemos conhecer as circunstâncias e os autores desses atos, e saber a mando de quem os praticaram para que nunca mais aconteçam. Essa é uma exigência da democracia brasileira - completou.
Hoje completa uma semana da morte de Carlos Alexandre Azevedo, o Cacá, torturado quando tinha apenas 1 ano e 8 meses, na sede do Departamento Estadual de Ordem Política e Social (Dops) em São Paulo, onde estavam presos os seus pais, em janeiro de 1974. Ele se suicidou com overdose de remédios, após anos de sofrimento com uma fobia social herdada da época. A morte dele foi uma das motivações para a investigação de casos de tortura com crianças na ditadura."

Fonte: O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário