quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Na Itália, "ditadura" da austeridade impõe "toque de recolher" para direitos dos trabalhadores (Fonte: Opera Mundi)

"Aumento da idade para se aposentar e passagem do sistema retributivo para o contributivo são algumas das medidas.
A Constituição italiana, em vigor desde 1948, diz em seus primeiros 12 artigos quais são os pilares da República. No 1°, que a Itália é “uma República democrática fundada no trabalho”. À república compete remover os obstáculos de ordem econômica e social que “impedem o pleno desenvolvimento da pessoa humana e a participação efetiva de todos os trabalhadores na organização política, econômica e social do país” (art. 3). Também é reconhecido aos cidadãos “o direito ao trabalho” e se promoverão “as condições que façam valer este direito” (art. 4).
 Após a violenta crise econômica que, a partir de 2008, sacudiu a península italiana e o resto da Europa, esses Princípios Fundamentais tornaram-se ainda mais atrasados e praticamente vazios de conteúdo.
 Atualmente, a dívida pública italiana ultrapassou os 3 bilhões de euros, isto é, mais de 125% do PIB (Produto Interno Bruto)..."


Íntegra disponível em: http://operamundi.uol.com.br/conteudo/reportagens/27054/na+italia+ditadura+da+austeridade+impoe+toque+de+recolher+para+direitos+dos+trabalhadores.shtml?utm_source=twitterfeed&utm_medium=twitter

Nenhum comentário:

Postar um comentário