quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Dívida da Eletropaulo excede teto permitido (Fonte: Valor)

"A possibilidade de que a Eletropaulo ultrapasse pelo segundo trimestre consecutivo seus limites de endividamento ("covenants") preocupa os analistas de investimentos. As ações da companhia derreteram na bolsa, enquanto crescem os temores dos investidores em relação à saúde financeira da distribuidora. Ontem, os papéis fecharam em baixa de 5,9%, a R$ 11,90. Neste ano, as ações já acumulam um tombo de 29%, depois de recuarem 47% em 2012.
A distribuidora de energia, que abastece a Grande São Paulo, já estourou seu teto de alavancagem no quarto trimestre de 2012 devido, em parte, às elevadas despesas com a geração de energia pelas termoelétricas. Por contrato, a dívida líquida da companhia só pode corresponder a 3,5 vezes a geração de caixa medida pelo Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização). Mas, no quarto trimestre, essa relação já atingiu 4,9 vezes.
Em seu relatório, o analista do banco Santander, Márcio Prado, afirma ser muito provável que a distribuidora volte a ultrapassar seu limite de endividamento nestes primeiros três meses do ano. Se a Eletropaulo quebrar seus covenants por dois trimestres consecutivos, os credores podem exigir a quitação dos empréstimos..."

Fonte: Valor

Nenhum comentário:

Postar um comentário