terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Para analistas, aliança entre Oi e TIM trará desafios inéditos (Fonte: Valor Econômico)

"A estratégia da Oi e da TIM de se associarem para construir, juntas, uma rede para a quarta geração de telefonia celular é uma tendência natural do mercado para minimizar os custos, mas traz uma série de desafios ainda não enfrentados por nenhuma operadora no país, segundo analistas ouvidos pelo Valor. A principal dúvida é como vai funcionar a governança da rede móvel, que será compartilhada pelas duas companhias.
Nas últimas semanas, segundo apurou o Valor, as operadoras estão estudando como vão trocar informações operacionais sobre a rede, já que cada uma delas ficará responsável por uma parte da infraestrutura. "Ao compartilhar recursos, as teles passam a ter uma complexidade maior de gerenciamento para prestar um bom serviço ao usuário", disse um especialista, que preferiu não se identificar porque as duas empresas ainda não anunciaram oficialmente a estratégia. "Se caiu um equipamento da Oi na nova rede compartilhada, por exemplo, a operadora terá que informar a TIM sobre o que aconteceu, porque vai chover ligação no call center da TIM de usuários reclamando do serviço".
Essa situação, hoje, é impossível. Sob o atual modelo de interconexão, se um cliente da Oi tenta ligar para um celular da TIM e não consegue, a Oi só saberá de um eventual problema na rede da concorrente se milhares de ligações dos seus usuários não forem completadas para celulares da TIM. Mesmo assim, a Oi não fica sabendo o motivo, porque tem responsabilidade apenas com sua própria rede..."


Íntegra disponível em: http://clippingmp.planejamento.gov.br/cadastros/noticias/2013/1/22/para-analistas-alianca-entre-oi-e-tim-trara-desafios-ineditos

Nenhum comentário:

Postar um comentário