quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Organizações querem que prédio do DOI-Codi se torne um museu (Fonte: Brasil de Fato)

"Os representantes das entidades de defesa de direitos humanos vão elaborar um relatório para ser encaminhado ao Comitê Interamericano dos Direitos Humanos e às comissões da Verdade do município e do estado.
Ao visitar nesta terça-feira (29) o antigo prédio do DOI-Codi, a ex-presa política Darci Miyaki disse que não gosta nem de passar perto do local, onde foi torturada durante a ditadura militar (1964-1985). "Depois de 41 anos, é a primeira vez que eu volto para cá”, contou Darci, que foi ao prédio em companhia de outros ex-presos políticos para fazer um reconhecimento do local. Agora, eles vão pleitar a transformação do prédio em um museu ou memorial.
De acordo com Lúcio França, membro da Comissão dos Direitos Humanos da Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil em São Paulo (OAB-SP), o objetivo é preservar o prédio do Destacamento de Operações de Defesa Interna-Centro de Operações de Defesa Interna para que, futuramente, sirva como um memorial pelas vítimas ou um Museu da Tortura, como o que existe em Amsterdã, na Holanda. "Pretendemos evitar que [o prédio] seja destruído ou adulterado. O lugar está se deteriorando e nós gostaríamos que fosse preservado”, disse França..."


Íntegra disponível em: http://www.brasildefato.com.br/node/11782

Nenhum comentário:

Postar um comentário