terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Para ONS, raio pode ter causado apagão (Fonte: O Estado de S. Paulo)

"O corte do abastecimento que deixou consumidores de 12 Es­tados sem energia no último sábado pode ter sido causado por um raio, afirmou ontem o diretor-geral do Operador Na­cional do Sistema Elétrico (ONS), Hermes Ghipp. "Eles (os técnicos) estão investigan­do, mas pode ter sido", disse, depois de informar que houve registros de "descargas atmos­féricas" naquele dia no local onde estão a hidrelétrica e a es­tação de Itumbiara, na divisa de Minas com Goiás.
Embora a investigação da ori­gem do problema ainda não te­nha sido concluída, o ONS expli­cou que ocorreu o desligamento de unidades geradoras da usina de Itumbiara, seguida pela inter­rupção da operação de uma linha de transmissão.
O sistema Sul-Sudeste estava recebendo 5 mil MW de energia transmitidos pelo sistema Norte-Nordeste-Centro Oeste quan­do um raio interrompeu a liga­ção entre os dois. Além disso, a queda na frequência acabou pro­vocando o desligamento de algu­mas térmicas..."


Íntegra disponível em: http://clippingmp.planejamento.gov.br/cadastros/noticias/2012/12/18/para-ons-raio-pode-ter-causado-apagao

Nenhum comentário:

Postar um comentário