quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

AES Tietê desenvolve programa que prevê falhas no sistema operacional de usinas (Fonte: Jornal da Energia)


"A AES Tietê, empresa de geração e comercialização de energia do Grupo AES Brasil, está desenvolvendo, em parceria com a ReliaSoft, um sistema capaz de prever falhas nos equipamentos operacionais de suas usinas. A tecnologia Orion eAPI indicará a probabilidade de falhas nos componentes das turbinas das usinas hidrelétricas e realizará a gestão das manutenções, a partir do cruzamento de informações de demanda de energia, histórico de manutenções e cálculos de desgaste dos equipamentos.
Além disso, o sistema centralizará informações de outros programas de manutenção. O projeto de pesquisa e desenvolvimento tem investimento de R$ 3 milhões e conta com o apoio da Universidade de São Paulo (USP) e da SKF Brasil.
Segundo o diretor de Operações e Manutenção da AES Tietê, Ítalo Freitas Filho, o sistema é focado na política de gestão de ativos da empresa, que alinha a operação dos ativos da geradora às suas estratégias, e possibilitará o direcionamento do planejamento e estratégias mais precisas. “A nova versão do Orion eAPI foi desenvolvida especialmente para a AES Tietê e vai garantir às equipes de engenharia e manutenção operar um sistema de gestão de ativos muito avançado, que permite até mesmo simulações de operação”, diz Freitas Filho.
A análise de degradação dos equipamentos é baseada em conceitos de monitoração preventiva e modelos de análise de confiabilidade. Dessa forma, a detecção antecipada de eventuais problemas nas máquinas pode ser constantemente atualizada em função da variação dos parâmetros operacionais de cada componente ou das demandas de cargas pelas quais a turbina será submetida. “Tal sistema permite uma tomada de decisão racional sobre a necessidade de execução de grandes reformas ou modernizações nos hidrogeradores, tendo em vista atender a um requisito de disponibilidade ao longo de toda a vida operacional dos equipamentos”, explica o diretor.
Para a companhia, um dos diferenciais desse sistema está na integração de avançadas ferramentas de análise, como a Engenharia da Confiabilidade Quantitativa, análises de Manutenção Centrada em Confiabilidade (RCM), Análise de Causa Raiz (RCA) e Análise de Degradação. Outra inovação é o gestor de projetos de melhoria, ferramenta que permite o gerenciamento e acompanhamento de todo plano de ação em um único local."

Extraído de http://www.jornaldaenergia.com.br/ler_noticia.php?id_noticia=11956&id_tipo=2&id_secao=2&id_pai=0&titulo_info=AES%20Tiet%26ecirc%3B%20desenvolve%20programa%20que%20prev%26ecirc%3B%20falhas%20no%20sistema%20operacional%20de%20usinas

Nenhum comentário:

Postar um comentário