terça-feira, 9 de outubro de 2012

Setor foi transformado em vilão, diz executivo (Fonte: O Estado de São Paulo)


"A proibição de venda de novas linhas móveis, uma determinação da Anatel entre o final de julho e o início de agosto, transformou o setor em "vilão" dos problemas do Brasil, segundo o presidente da Oi, Francisco Valim. Por dez dias, a empresa ficou impedida de efetuar novas vendas em cinco Estados, a TIM em 18 e a Claro em três. O executivo é categórico ao afirmar que a imagem da operadora ficou pior depois do episódio.
"Não tenho a mínima dúvida. Ainda mais porque fomos massacrados nesse assunto. Hoje, quando o usuário liga para a Oi, liga de mais mau humor do que antes", diz Valim, lembrando que não houve uma análise "minimamente relativa" da questão durante e depois da divulgação da medida da Anatel, apenas versões que carregavam no tom de vingança.
Segundo ele, a decisão da Anatel aumentou em cerca de 50% o número de queixas de usuários. "Depois dessa campanha que a Anatel fez, todo mundo liga." Em torno de 0,5% da base de clientes da Oi encaminha mensalmente reclamações à operadora. Segundo o executivo, é um número dentro da média do setor. Queixas feitas diretamente à Anatel representam 0,04% da base, ou seja, um décimo do registrado pela operadora. "Mas, na operadora, o cara liga e resolve o problema. E 0,5% da base representa um número tão grande porque são 70 milhões de usuários. Então, são 300, 400, 500 mil ligações por mês", diz.
Mesmo classificando como "adequada" a determinação da Anatel em assumir a defesa dos direitos do consumidor como um novo papel como órgão regulador e fiscalizador de mercado, ele não consegue suavizar as críticas à atuação da agência..."


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