terça-feira, 18 de setembro de 2012

INSS: tempo de espera longo (Fonte: TST)

"Os trabalhadores brasileiros afastados do trabalho por acidente ou problemas médicos ainda sofrem para ser atendidos rapidamente pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). No Distrito Federal, são pelo menos 25 dias de espera para conseguir consulta na perícia médica, que deve ser agendada via internet ou pelo telefone 135. O tempo médio no país é de 23 dias.
Segundo o INSS, esse prazo tem diminuído desde que entrou em vigor o Plano de Ação Emergencial, em maio passado. Com ele, o INSS criou condições de remanejar médicos peritos para as cidades em situação mais crítica, como, por exemplo, Apucarana, no Paraná, onde o aguardo já chegou a 200 dias %u2014 hoje é de 122.
O INSS reconhece que quatro meses é muito acima do razoável, mas garante que a situação está evoluindo de maneira favorável, principalmente depois da contratação de novos médicos peritos, mês passado. Atualmente, em pelo menos 37 cidades, o tempo de espera é de apenas um dia. As demais agências com maior tempo de espera são Imperatiz (MA), com 115 dias, Crateús (CE), com 96, e Curitiba, (agência Hauer, PR) com 89.
O prejuízo do trabalhador com a situação é grande. Embora receba, retroativamente, o pagamento pelo INSS, muitas vezes não pode voltar ao trabalho sem a liberação da perícia. Para acabar de vez com esse problema, o INSS já está fazendo testes para a implantação da perícia eletrônica. O médico que consultar o trabalhador vai repassar a ficha para ser validada. O modelo virtual será usado apenas nos casos mais simples, mas servirá para desafogar a demanda, que, em agosto, superou 730 mil atendimentos no mês."

Extraído de https://conteudoclippingmp.planejamento.gov.br/cadastros/noticias/2012/9/18/inss-tempo-de-espera-longo/?searchterm=%20INSS:%20tempo%20de%20espera%20longo

Nenhum comentário:

Postar um comentário