segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Gestão Estratégica: treinamento nacional no CSJT (Fonte: TRT 9ª Reg.)

"A 1º turma de diretores, secretários e assessores de Gestão Estratégica e de Tecnologia da Informação de Tribunais Regionais do Trabalho iniciou, nesta segunda-feira (06/08), treinamento para utilização do Sistema de Gestão Estratégica da Justiça do Trabalho (SIGEST).  Durante dois dias e meio, os participantes conhecerão o funcionamento da ferramenta, adquirida para auxiliar na gestão dos Planejamentos Estratégicos estabelecidos pelos TRTs, Tribunal Superior do Trabalho e Conselho Superior da Justiça do Trabalho. 
Esse primeiro grupo é composto por 29 servidores do TRT da 3ª Região (MG), 4ª Região (RS), 5ª Região (BA), 10ª Região (DF/TO), 12ª Região (SC), 14ª Região (RO/AC) e 19ª Região (AL). Todos serão credenciados como Administradores. Até 22/08, outros 100 servidores designados pelos TRTs passarão pelo treinamento, em Brasília, conforme cronograma estabelecido. 
Além de haver apresentação de todas as funcionalidades oferecidas, serão realizadas simulações de configuração e de uso. “A ideia é passar para vocês as funcionalidades já configuradas dentro da maturidade da Justiça do Trabalho”, afirmou Cláudio Oliveira, coordenador de Gestão Estratégica do CSJT. 
Com o sistema, será possível acompanhar o cumprimento dos objetivos estratégicos pelos tribunais e das metas estabelecidas junto ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Os projetos serão monitorados virtualmente, assim como os indicadores. Dispositivos automáticos informarão as unidades sobre prazos para realização de tarefas. Além disso, serão emitidos relatórios completos para subsidiar as Reuniões de Análise da Estratégia (RAEs). 
A expectativa dos administradores com a chegada da nova ferramenta é boa. “Já temos o Planejamento Estratégico de TI e a ferramenta vai servir tanto para o global quanto para a nossa área especificamente. Vai ajudar principalmente no acompanhamento de indicadores”, avalia o diretor de TI do TRT da 14ª Região (RO/AC), Robert Rosa. 
O fato de várias ações hoje manuais se tornarem automáticas anima os participantes. “Nossa expectativa é tentar simplificar o trabalho diário. Além disso, como não ficará restrita somente à Gestão Estratégica, a ferramenta ampliará a integração com as outras áreas”, considera a assessora de Planejamento Estratégico do TRT da 3ª Região (MG), Patrícia Reis. 
Após esse primeiro treinamento, a empresa que fornece o sistema irá a cada um dos 24 Tribunais Regionais do Trabalho para implantar a ferramenta e capacitar os usuários, conforme as categorias de acesso. Em âmbito nacional, o SIGEST será gerido pelo CSJT, que terá uma visão completa para auxiliar os Regionais. 
Com a implantação, a Justiça do Trabalho será o primeiro segmento do Judiciário brasileiro a utilizar uma ferramenta única de gestão estratégica, proporcionando às administrações dos tribunais o acompanhamento da atuação e desempenho das unidades."

Extraído de http://www.trt9.jus.br/internet_base/noticia_crudman.do?evento=Editar&chPlc=2627856

Nenhum comentário:

Postar um comentário