quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Em Ceilândia, Sindicato desmascara truques dos banqueiros, convoca bancários à luta e recebe apoio da população (Fonte: Sindicato dos Bancários de Brasília)

"As dezenas de truques utilizados pelos banqueiros para explorar os bancários, clientes e usuários foram revelados pelo Sindicato nesta terça-feira (21) durante atos nas 18 agências da região administrativa de Ceilândia, a mais populosa do Distrito Federal. 
Munidos de faixas, cartazes e com uma trupe de artistas locais, os dirigentes sindicais mostraram que os bancos – que integram um dos setores que mais lucram na economia – alcançam resultados astronômicos graças, por exemplo, às metas abusivas, às tarifas exorbitantes, às horas extras não pagas e à terceirização.

Vestida de capa preta e usando cartola, a Mister Mobilização, personagem criado pelo Sindicato, revelou os truques dos banqueiros. “Chega de truque com o salário: queremos aumento real; chega de truque com os direitos: queremos vales refeição e alimentação maiores; chega de truque com o emprego: pelo fim da terceirização; chega de truque com a saúde: pelo fim das metas abusivas e do assédio moral”, disse em alto e bom som o diretor do Sindicato Antonio Abdan em uma agência abarrotada de clientes insatisfeitos com as filas demoradas.
Acompanhados do flautista Leandro Barcelos, os atores Oséias Oliveira, Joana Carvalho, Thaísa Santos e Camila Paula encenaram o embate entre banqueiros e trabalhadores. De um lado, eles, que tanto lucram e não investem em melhores condições de trabalho e atendimento. Do outro, está a mobilização da categoria para arrancar o atendimento de suas reivindicações. 
Diante de outra agência bancária lotada, a secretária de Imprensa do Sindicato, Rosane Alaby, reforçou que os bancos exploram os bancários e empurram os clientes de baixa renda para o autoatendimento e para as casas lotéricas e lojas de conveniência. “Se os banqueiros fazem truques para ludibriar, nós, bancários, precisamos fazer mágica todos os dias para cumprir as metas e evitar as doenças relacionadas ao trabalho. Por esses e outros motivos, estamos aqui para pedir o apoio de vocês nessa luta pela redução dos juros e das tarifas, contratação de mais trabalhadores e ampliação do horário de atendimento das agências bancárias, com dois turnos”, destacou. 
A afirmação de Rosane sobre emprego é corroborada por levantamento do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) que confirma que há uma diminuição da abertura dos postos de trabalho no setor financeiro em todo o país, mesmo com a expansão dos lucros. Segundo o Dieese, o ritmo de contratações caiu 83,3% nos primeiros três meses de 2012 em relação ao mesmo período do ano passado.
Sanguessugas
Moradora de Ceilândia, a pernambucana Maria das Dores de Almeida, 49 anos, apoia a campanha dos bancários e disse ser vítima constante dos ‘erros’ dos bancos em suas contas. “São erros frequentes para tirar dinheiro da gente. São sanguessugas e só querem saber de explorar. Por isso, acho que os bancários estão certos”, desabafou a servidora pública.  
Durante as manifestações, o diretor do Sindicato Cristiano Severo chamou os bancários e bancárias da Ceilândia a participarem da Campanha Nacional 2012. “Sem a presença de todos vocês nas reuniões, nos atos e nas assembleias, avançaremos pouco nas negociações com os patrões. Portanto, de agora em diante o engajamento é essencial para uma campanha forte e que dê resultados positivos para a categoria”, lembrou. 
Dia do Bancário
Os funcionários das unidades de Ceilândia também foram convidados para a Festa dos Bancários – em comemoração ao 28 de agosto, Dia do Bancário – que neste ano será realizada em 1º de setembro, na Associação Atlética Banco do Brasil (AABB). O cantor e compositor Jorge Aragão é a atração principal do evento, que também tem a dupla Pedro Paulo e Matheus e a Internacional Freeband."
Rodrigo Couto
Do Seeb Brasília

Nenhum comentário:

Postar um comentário