sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Custo da energia precisa cair 35%, aponta estudo (Fonte: Valor Econômico)

"O custo da energia elétrica no Brasil precisa cair 35% para que a indústria brasileira alcance o nível de competitividade em relação aos concorrentes mundiais. A conclusão é de estudo apresentado ontem pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) sobre o potencial de redução das tarifas de energia no país, a partir da renovação das concessões de geração, transmissão e distribuição e da eliminação ou redução de encargos e tributos na conta de luz.
Para atingir essa meta, o documento, que será entregue na próxima semana ao ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, sugere quatro medidas: transferência integral de quatro encargos setoriais - CCC, CDE, RGR e Proinfa -- para o Tesouro Nacional, redução de 40% na tarifa de energia pela renovação das concessões, desoneração do PIS-Cofins e redução em cinco pontos percentuais da alíquota de ICMS.
Com essas medidas, estima a Firjan, a tarifa industrial de energia elétrica sairia da média de R$ 329 o megawatt-hora (MWh) para o nível de R$ 215 MWh, preço médio da energia elétrica para a indústria no mundo. Segundo o presidente da Firjan, Eduardo Eugenio Gouvêa Vieira, para que a indústria brasileira alcance o nível dos demais Brics (África do Sul, China, Índia e Rússia), as tarifas precisariam cair 55%. Na comparação com os demais países do Mercosul, a tarifa brasileira deveria diminuir 63%..."

Íntegra disponível em http://www.valor.com.br/brasil/2775004/custo-da-energia-precisa-cair-35-aponta-estudo

Nenhum comentário:

Postar um comentário