sexta-feira, 22 de junho de 2012

Aneel vê benefícios em energia pré-paga; tema deve ir a audiência pública em breve (Fonte: Jornal da Energia)

"A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) realizou, no final de maio, visita a quatro comunidades isoladas do município de Maués, na Amazônia. O objetivo foi verificar a aplicação de um sistema de pré-pagamento de energia elétrica, instalado na região, e conferir a reprecussão do projeto.

De acordo com nota enviada à imprensa, um regulamento sobre energia pré-paga está em estudo na agência, que prevê "uma série de benefícios" com esse método, principalmente em áreas remotas. Entre eles, a redução de custos operacionais para a distribuidora com a execução de atividades comerciais, a diminuição da inadimplência, o aumento na satisfação do consumidor e e melhoria no gerenciamento da carga pela própria população.

Além disso, a Aneel aponsta maior transparência em relação aos dastos diários, flexibilidade na compra e pagamento do suprimento, eliminação de cobrança de taxas de corte e religação, economia devido a mudança de hábitos do consumidor e o fim dos inconvenientes gerador por erros de leitura, cortes indevidos e religação fora de prazo.

Uma minuta de resolução sobre o assunto está em preparação e "deve ser brevemente submetida a audiência pública", de acordo com o regulador.

Da visita aos sistemas implantados na Amazônia, a Aneel conta ter visto "elevado" grau de satisfação dos consumidores e vantagens específicas, como a economia, uma vez que os moradores não precisavam mais ir às prefeituras para buscar uma cota gratuita de óleo diesel para a geração de energia - que costumava não ser suficiente."

Nenhum comentário:

Postar um comentário