segunda-feira, 21 de maio de 2012

Professores da UnB entram em greve por melhor salário (Fonte: Correio Braziliense)

"Professores da Universidade de Brasília (UnB) entram em greve a partir de hoje. Eles decidiram em assembleia na última sexta-feira aderir ao movimento que atinge todo o país. Segundo o Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes), 39 universidades já paralisaram as atividades, mas o número deve aumentar nesta semana. A principal reivindicação da categoria é a reestruturação do plano da carreira.

Documento do Andes para a reestruturação do plano propõe a divisão da carreira em 13 níveis com um aumento salarial de 5% a cada mudança, acréscimo de 100% para aqueles que trabalham 40 horas e 210% para os docentes com dedicação exclusiva em relação aos que trabalham 20 horas. O texto também prevê aumento de 37,5% a quem tem mestrado e 75% para os doutores, além do piso de R$ 2.295,58. "Um professor que entra no primeiro nível ganha R$ 557 atualmente", afirmou o presidente da Associação dos Docentes da UnB (Adunb), Ebnezer Maurílio Nogueira da Silva.

A pauta começou a ser negociada com os ministérios da Educação e do Planejamento, Orçamento e Gestão. Mas, segundo Ebnezer, o debate não avançou. "Fizemos um acordo com o governo em agosto do ano passado e, até agora, não iniciamos a discussão da reestruturação do plano de carreira", disse. Ebnezer informou que foi negociado um aumento de 4% para ser liberado em março, mas ele só começa a valer em julho.

O vice-presidente do Andes, Claus Akira Matsushigue, explicou que o plano dos professores universitários é um dos poucos ainda não modificados. "O plano de carreira é antigo, dos anos 1980, e na verdade é uma colcha de retalhos com muitos problemas, chega a ser ilegal em alguns pontos porque não corresponde às normas atuais", reclamou o sindicalista.

75%

Percentual de reajuste reivindicado pelos professores que têm doutorado"
Extraído de http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/cidades/2012/05/20/interna_cidadesdf,303238/professores-da-unb-entram-em-greve-a-partir-desta-segunda-feira.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário