segunda-feira, 14 de maio de 2012

Furnas ampliará capacidade de três subestações (Fonte: Jornal da Energia)

"A estatal Furnas assinou nesta quinta-feira (10), na sede da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel),  os contratos de concessão para ampliação da capacidade de transformação em três subestações: a SE Zona Oeste, no Rio de Janeiro; e a SE Luziânia e SE Niquelândia, em Goiás, sendo esta obra em parceria com a chinesa State Grid.

A cerimônia contou com a presença do diretor-geral da Aneel, Nelson Hubner; do presidente de Furnas, Flavio Decat; da diretora de planejamento, gestão de negócios e de participações de Furnas, Olga Simbalista, além do presidente da State Grid, Cai Hongxian, e do vice-presidente da empresa, Ou Xiaoning.

“Além de complementar o portfólio de Furnas, esses empreendimentos cumprirão um papel importante para aumentar ainda mais a segurança do sistema. São obras fundamentais para atender ao aumento da demanda de energia elétrica nessas regiões”, afirmou o presidente de Furnas, Flavio Decat.

A SE Zona Oeste receberá novo banco de transformador, de 500/138kv, que reforçará a confiabilidade do sistema de transmissão de energia da cidade visando eventos internacionais, como a Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016. O contrato em questão é referente ao lote E do leilão de transmissão realizado em março desse ano.

Já as ampliações da SE Luziânia e SE Niquelândia foram arrematadas em parceria com a State Grid no leilão de transmissão de 2011. Realizado no ano passado, o certame marcou o início da parceria de Furnas com a gigante chinesa e inaugurou a participação da empresa em empreendimentos no Brasil. A State Grid é responsável por 88% do sistema elétrico chinês e é a sétima maior empresa do país asiático.

As obras, que devem durar 20 meses, incluem a aquisição de novos bancos de transformadores e outros equipamentos e têm previsão de gerar cerca de 390 empregos diretos. O objetivo é aumentar a disponibilidade de carga na região e dar maior segurança ao suprimento do sistema da Celg para atender o crescimento da demanda em função da Copa do Mundo."
Extraído de http://www.jornaldaenergia.com.br/ler_noticia.php?id_noticia=9869&id_secao=12

Nenhum comentário:

Postar um comentário