quinta-feira, 19 de abril de 2012

Programa TJC - Trabalho, Justiça e Cidadania (Fonte: TRT 3a. Reg.)

"Com o apoio do Tribunal do Regional do Trabalho de Minas, a Amatra3 -Associação dos magistrados da Justiça do Trabalho da 3ª Região desenvolve, no estado, um projeto piloto para a implantação do Programa TJC - Trabalho, Justiça e Cidadania. Criado há mais de 10 anos, o TJC é uma ação solidária de iniciativa da Associação Nacional dos Magistrados do Trabalho - Anamatra, e tem como objetivo levar noções de direito e cidadania ao conhecimento de crianças e adolescentes da rede pública de ensino.
A Juíza do Trabalho Renata Lopes Vale, auxiliar da 27ª Vara do Trabalho de Belo Horizonte, que está à frente do projeto em Minas Gerais, explica que a primeira, de várias etapas, é capacitar os professores com o curso de formação de multiplicadores, envolvendo temas como direitos humanos do trabalhador, contrato de trabalho, segurança no trabalho, trabalho escravo e trabalho infantil, sindicato, Justiça do Trabalho e acesso a Justiça. Para implantação do projeto piloto, foi firmado um convênio com a Secretaria Municipal de Educação de Vespasiano, para aplicação do programa nas escolas do município, aos alunos do 8º e 9º ano do ensino fundamental. O curso de formação de multiplicadores está em andamento, sendo que 35 professores da rede pública estão participando para que, ao final, estejam aptos a aplicar o conteúdo da "cartilha do trabalhador em quadrinhos" em sala de aula. A cartilha, em linguagem atrativa para os alunos, é um poderoso instrumento de aplicação do programa. Concluído o curso na próxima semana, o programa será aplicado inicialmente na escola José Paulo de Barros e posteriormente, nas demais escolas de Vespasiano. Nesta primeira escola, aproximadamente 300 alunos terão acesso às atividades do TJC.
Durante as atividades, são oferecidos vídeos, apostilas e cartilhas, aos participantes a fim de levar aos alunos noções básicas sobre o direito do trabalho, direito da criança e do adolescente, ética, cidadania entre outros temas relacionados à justiça. A finalidade é orientar a comunidade e estimular os cidadãos a defenderem seus direitos conhecendo o caminho do judiciário."

Nenhum comentário:

Postar um comentário