quinta-feira, 19 de abril de 2012

Eletrobras vai construir usina em Moçambique (Fonte: O Globo)

"A Eletrobras pretende construir um complexo hidrelétrico em Moçambique. A informação foi dada ontem pelo presidente da companhia, José da Costa Carvalho Neto, ao explicar que já foi fechado um acordo prévio com o governo daquele país para estudar a viabilidade de construção de uma usina de 1.500 megawatts (MW) de capacidade e duas linhas de transmissão, uma de 1.500 quilômetros até a África do Sul.

O projeto, que vai dobrar a atual capacidade de geração elétrica de Moçambique, exigirá investimentos da ordem de US$ 6 bilhões.

Ontem, o presidente da Eletrobras recebeu uma comitiva do governo moçambicano liderada pelo primeiro-ministro, Aires Bonifácio Baptista. No encontro foi acertado o início dos estudos de viabilidade técnica e econômica do projeto. O governo de Moçambique terá o controle, com 51%, e a Eletrobras ficará, no máximo, com 49%.

Outro projeto político de internacionalização da estatal é a construção de uma linha de transmissão de 390 quilômetros para interligar o Brasil e o Uruguai. Em 2011, o lucro líquido da Eletrobras foi de R$ 3,7 bilhões, 66% superior ao registrado em 2010."
Extraído de http://oglobo.globo.com/economia/eletrobras-planeja-construir-usina-hidreletrica-em-mocambique-4682045

Nenhum comentário:

Postar um comentário