segunda-feira, 16 de abril de 2012

Para Copel, energia solar próxima de competir com PCHs (Fonte: Jornal da Energia)

"A estatal paranaense Copel acredita no potencial da geração solar no País e quer se preparar para o deslanchar da tecnologia por aqui, o que deve acontecer em breve. Nesta quarta-feira (11/4), ao ser questionado sobre o assunto por um acionista, o presidente da empresa, Lindolfo Zimmer, disse que a fonte está bem próxima de ser competitiva, principalmente em relação às pequenas centrais hidrelétricas (PCHs).
"Com certeza vai ser a próxima fonte a competir com as demais que nós temos. Em 2015 ou antes ela vai ser competitiva. Com PCHs, talvez até antes", apostou Zimmer. Ele também teceu elogios ao potencial "maravilhoso" do País para esse tipo de geração, devido ao grande índice de insolação.
Segundo o executivo, os primeiros passos da empresa na área são dois projetos inscritos na chamada de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) aberta pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Um prevê a instalação de uma usina fotovoltaica no estádio Arena da Baixada, do Atlético Paranaense, um dos escolhidos para a Copa do Mundo de 2014 no Brasil. O outro empreendimento será na área já utilizada por um parque eólico da empresa no Rio Grande do Norte. "Aí aproveitamos tudo (a estrutura), desde a conexão até os serviços auxiliares"."

Nenhum comentário:

Postar um comentário