segunda-feira, 12 de março de 2012

Agenda Política: centrais se reúnem com Dilma nesta quarta-feira (14) (Fonte: Diap)

"Os dirigentes das centrais sindicais agendaram reunião com a presidente Dilma Rousseff para esta quarta-feira (14), às 11h. Na ocasião, os representantes dos trabalhadores prometem cobrar da chefe de Estado maior empenho no atendimento das demandas dos movimentos sociais.
Medidas para estimular economia
De acordo com o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel, o governo anunciará, nesta semana, medidas para estimular a economia. O anúncio será feito em conjunto com os ministérios da Fazenda e de Ciência e Tecnologia. O objetivo é aumentar entre 4% e 5% a taxa de investimento da economia doméstica em relação a 2011, quando foi registrado investimento de 19,3% do PIB.
Banco CentralO Banco Central divulga, na quinta-feira, a ata da última reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), quando o colegiado decidiu reduzir de 10,5% para 9,75% a taxa básica de juros (Selic). A próxima reunião do Copom acontece nos dias 17 e 18 de abril.
Guido Mantega
Nesta terça-feira (13), o ministro da Fazenda, Guido Mantega, participa de audiência pública na Comissão de Assuntos Econômicos do Senado. Mantega falará sobre conjuntura econômica do país. O ministro também poderá ser questionado sobre medidas em discussão para garantir o crescimento da economia em 2012, previdência Complementar do Servidor Público e mudanças na alíquota de ICMS interestadual para operações de importação de produtos.
DF: greve dos professores
Início da greve aprovada pela categoria durante a assembleia realizada pelo Sindicato dos Professores do DF (Sinpro-DF) na última quinta-feira (8). Professores reivindicam, entre outras demandas, equiparação média salarial com outras carreiras de nível superior do governo distrital. CNTE convoca greve nacional para 14 a 16, pelo cumprimento do piso nacional da categoria. (Com Arko Advice)
Veja, a seguir, a previsão dos principais acontecimentos políticos desta semana:
Segunda-feira (12)- Presidente do Banco Central, Alexandre Tombini, participa da cerimônia de posse dos novos analistas da instituição na sede do BC, em Brasília, em evento fechado à imprensa.

Terça-feira (13)- Presidente Dilma Rousseff recebe do Senado o prêmio Bertha Lutz (prêmio dado a personalidades femininas que contribuíram para a ampliação dos direitos e do espaço da mulher na sociedade).
- Ministro da Fazenda, Guido Mantega, faz na Comissão de Assuntos Econômicos do Senado balanço da gestão econômica do governo Dilma.
- Reunião da Comissão Especial da Câmara, composta de parlamentares que representam estados produtores e não produtores de petróleo, para discutir o projeto que trata da distribuição dos royalties (PL 2.565/11).
- Comissão Especial sobre Exploração de Recursos das Terras Indígenas (Câmara) promove audiência pública com o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, e o presidente da Funai, Márcio Augusto Freitas Meira.

Quarta-feira (14)- Presidente Dilma Rousseff se reúne com representantes das centrais sindicais.
- Frente Parlamentar em Defesa do Fundo Social do Pré-Sal entrega ao presidente da Câmara, Marco Maia (PT-RS) do pedido de urgência para votação do projeto do pré-sal.
- Câmara dos Deputados pode votar a Lei Geral da Copa, que estabelece direitos especiais para a Fifa na organização da Copa do Mundo de 2014 no Brasil.
- Prefeitos fazem marcha à Brasília em favor da votação do projeto sobre divisão dos royalties do petróleo.
- Comissão de Educação da Câmara promove audiência pública com o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, sobre perspectivas com a implementação do Plano Nacional de Educação (PNE) 2011-2020.
- Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática do Senado realiza audiência pública sobre ampliação da oferta de banda larga e telefonia de quarta geração no Brasil com o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, e o presidente da Agência Nacional de Telecomunicações, João Rezende.
- Frente Parlamentar Ambientalista promove café da manhã e reunião para o pré-lançamento da publicação "Planos de Gestão de Resíduos Sólidos: Manual de Orientação". Foram convidados, entre outros, o secretário de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano do Ministério do Meio Ambiente, Nabil Bonduki, e o diretor do Departamento de Ambiente Urbano da Secretaria, Silvano Costa; e representantes da Associação Nacional de Órgãos Municipais de Meio Ambiente.
- Comissão Especial da Reforma Política (Câmara) discute parecer do relator, deputado Henrique Fontana (PT-RS).

Quinta-feira (15)- Banco Central divulga ata da reunião do Comitê de Política Monetária.
- Câmara Setorial de Citricultura do Ministério da Agricultura se reúne, em Brasília, a partir das 9h30, para discutir, em outros temas, o embargo imposto pelo governo norte-americano ao suco brasileiro, decorrência do uso do fungicida carbendazim, e as negociações para definir a Linha Especial de Financiamento para apoiar a comercialização na safra 2012/2013.
- Presidente do Banco Central, Alexandre Tombini, participa da reunião do Comitê de Estabilidade Financeira (Comef).
- Supremo Tribunal Federal pode retomar julgamento da Adin (Ação Direta de Inconstitucionalidade) 2588, que trata da cobrança de IR e CSLL incidentes sobre os lucros obtidos por empresas controladas ou coligadas no exterior, independentemente da disponibilidade desses valores pela controladora ou coligada no Brasil."

Nenhum comentário:

Postar um comentário