sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

"PLR é um direito de todos os bancários" (Fonte: @BancariosBahia)

"Consequência de muito esforço e um processo de 16 anos de negociação entre movimento sindical e organizações financeiras, a PLR (Participação nos Lucros e Resultados) é um direito conquistado pelos bancários.

A participação nos lucros foi estabelecida em 1995 e o debate girava em torno da tentativa dos banqueiros em reduzir o peso da remuneração fixa e ampliar o da variável. Mas, por conta das mobilizações dos trabalhadores, atualmente o programa possui regras, previstas na Convenção Coletiva, que valorizam os salários dos empregados.

Hoje, os funcionários ganham parte dos lucros dos bancos. Nada mais justo, afinal de contas, os bancários são os responsáveis pela obtenção dos exorbitantes ganhos. 

Apesar de, ao longo dos anos a PLR ter se tornado mais justa, ainda há o que avançar. A distribuição ainda não é feita de forma igualitária pelas organizações financeiras. Enquanto os executivos ganham quantias enormes, os trabalhadores de base, que, de fato, pegam no pesado, recebem valores infinitamente menores.

Além disso, essa diferença também reflete na economia brasileira. Basta pensar que o valor da PLR é direcionado para o sustento das famílias e aquisição de bens, logo, movimenta o mercado. "

Extraido de http://www.bancariosbahia.org.br/index.php?menu=noticia&COD_NOTICIA=8398

Nenhum comentário:

Postar um comentário