quinta-feira, 17 de novembro de 2016

Sala de visitas: a quem convém a política econômica de Temer? (Fonte: GGN)

"Jornal GGN – Nesta edição do Sala de visitas: os interesses de casta por trás da Selic, a capital do país que conseguiu reduzir a criminalidade pela metade, e o bandoneon de Martin Mirol.

O programa de hoje abre com a entrevista do professor titular do Instituto de Economia da Unicamp, Fernando Nogueira da Costa que avalia os pontos preocupantes da política econômica de Temer, e mais ainda, porque é tão nociva a insistência do Brasil de manter sua taxa de juros tão elevada. Nogueira destaca que, atualmente, três quartos do déficit nominal brasileiro são decorrentes do pagamento de juros, algo em torno de R$ 500 bilhões todos os anos. 

O professor da Unicamp destaca que o Brasil vive hoje a maior depressão econômica de toda sua história que não decorre de princípios puramente econômicos, mas sim pela crise política e interesses de castas que trabalham incessantemente para manter a ideia de que a solução está na manutenção da maior taxa de juros do planeta. Há anos Nogueira acompanha o enriquecimento dos chamados private banking, grupo de cerca de 111 mil investidores brasileiros que se destacam no sistema bancário pelo seu alto poder aquisitivo. Segundo o professor em um semestre cada investidor desse grupo ganhou cerca de meio milhão, graças aos juros mantidos no país. 

Em seguida Luis Nassif entrevista por Skype o governador de Alagoas, Renan Filho (PMDB) que se destaca por conseguir reduzir em 48,3% a taxa de crimes violentos letais e intencionais em Maceió em apenas seis meses. Em 2015, a capital foi a que mais reduziu violência em todo o país. O objetivo desse governo é tirar Maceió do ranking das dez cidades mais violentas do Brasil. 

Por fim, no último bloco, Nassif recebe na sala de visitas o argentino bandoneonista, arranjador e diretor musical, Martin Mirol, acompanhado de Martín López Leiton (voz), Gonzalo Galván (violão), Luis Gustavo Nascimento (violino) e Renato Rossi (viola). .."

Fonte: GGN

Nenhum comentário:

Postar um comentário