terça-feira, 29 de novembro de 2016

Líderes da América Latina lamentam morte de Fidel Castro (Fonte: RBA)

"Líderes da América Latina reagiram à morte do ex-presidente de Cuba Fidel Castro, que morreu ontem (25), aos 90 anos. A presidente do Chile, Michelle Bachelet, lamentou a morte de um líder que lutou pela “dignidade e justiça social em Cuba e na América Latina”.

O presidente da Bolívia, Evo Morales, disse que ficou "aflito com a partida do irmão comandante Fidel", em declaração à rede de televisão Telesur via telefone. "Acompanhamos neste momento tão difícil o povo cubano, o povo anti-imperialista", acrescentou Morales. O presidente boliviano disse que a maior homenagem a Fidel "é a unidade dos povos do mundo, é nunca esquecer sua resistência ao modelo imperialista e ao modelo capitalista".

Morales lembrou que Cuba enviou médicos a seu país, para atenderem de graça.

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, disse que cabe agora a todos os “revolucionários do mundo continuar o caminho” de Fidel, que ele chamou de “gigante da humanidade”. Ele lembrou da grande amizade entre Fidel Castro e o ex-presidente venezuelano Hugo Chávez, que governou o país de 1999 até sua morte em 2013. Chávez morreu em Cuba, onde tratava um câncer.

O presidente venezuelano publicou em sua conta no Twitter fotos de Fidel Castro em que ele aparece, entre outros, acompanhado de Hugo Chávez, de Evo Morales e do ex-presidente da África do Sul Nelson Mandela.

Um dos líderes das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) Luciano Marín Arango destacou que Cuba desempenhou um papel fundamental nas negociações para o acordo de paz entre o governo e as Farc, a maior guerrilha do país e a mais antiga da América Latina..."

Fonte: RBA

Nenhum comentário:

Postar um comentário