segunda-feira, 10 de agosto de 2015

GDF pagará R$ 1 mi por más condições em frota de ônibus (Fonte: MPT)

"Brasília – O Governo do Distrito Federal (GDF) foi condenado, solidariamente, em R$ 1 milhão por omissão na fiscalização das condições de trabalho na Viação Satélite, uma das concessionárias do transporte público no DF. O acórdão é da Primeira Turma do Tribunal Regional do Trabalho da 10ª Região, que atendeu a recurso ajuizado pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) contra decisão de primeiro grau. A sentença havia desconsiderado a responsabilidade do GDF no caso. 

O governo foi acionado em ação ajuizada pelo MPT contra a empresa, acusada de colocar em risco à saúde dos trabalhadores com uma frota de veículos inadequados. Os motoristas tinham que dirigir veículos sem ar condicionado, câmbio automático (o que pode provocar doenças osteomusculares) e sem motor traseiro, ficando expostos a ruídos excessivos, o que pode comprometer a audição dos motoristas.    

O acórdão também obriga o governo a assegurar o cumprimento das obrigações sanitárias dos terminais de ônibus e monitorar a regularização da situação da empresa de ônibus em contratos de concessão. Segundo o procurador do Trabalho Alessandro Santos de Miranda, na ação, ficou comprovada a relação entre a atuação do Estado e o prejuízo experimentado por todos os trabalhadores e ex-trabalhadores do sistema de transporte coletivo urbano do Distrito Federal..."

Íntegra MPT

Nenhum comentário:

Postar um comentário