quinta-feira, 14 de maio de 2015

Campanha contra trabalho infantil tem apoio de atores (Fonte: MPT)

"Os atores Wagner Moura e Priscila Camargo participam de campanha de combate ao trabalho infantil produzida pelo Ministério Público do Trabalho no Rio de Janeiro (MPT-RJ). A ação faz alusão ao dia 12 de junho – Dia Mundial contra o Trabalho Infantil. A proposta é mobilizar a sociedade brasileira a contribuir para a erradicação dessa prática ilegal. No vídeo, com duração de 30 segundos,os atores lembram que hoje uma em cada 10 crianças no mundo está trabalhando. Só no Brasil, mais de três milhões de crianças e adolescentes exercem alguma atividade laboral, muitas vezes insalubre, perigosa e nas ruas dos grandes centros urbanos. 
Na peça, os atores pedem que os cidadãos se recusem a comprar produtos ou utilizar serviços prestados por crianças e adolescentes. “Faça a sua parte e ajude a acabar de vez com essa prática.” O vídeo também orienta a sociedade a denunciar a exploração do trabalho infantil, por meio do Disque 100 da Secretaria de Direitos Humanos. A iniciativa é resultado de parceria entre várias instituições que integram o protocolo de intenções firmado no Rio de Janeiro para o fortalecimento do Fórum Estadual de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (Fepeti/RJ), entre elas o MPT-RJ e o Tribunal Regional do Trabalho (TRT1). A campanha conta ainda com o apoio do Movimento Humanos Direitos (MHUD).
“Parece que estamos falando de uma coisa antiga, mas infelizmente hoje ainda existem crianças forçadas a trabalhar no Brasil e em outras partes do mundo, muitas vezes pelas próprias famílias”, destaca Wagner Moura. Para ele, é fundamental que as campanhas venham acompanhadas de políticas sociais, já que muitas crianças são forçadas a trabalhar para auxiliar na renda doméstica. “É inadmissível que crianças estejam trabalhando, muitas vezes em situação de perigo, insalubridade, abrindo mão de sua infância”, completou..."

Íntegra MPT

Nenhum comentário:

Postar um comentário