segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

MTE resgata 37 bolivianos de trabalho degradante em SP (Fonte: MTE)

"Grupo atuava em oficinas de costura ligadas localizadas na Zona Norte de São Paulo
Alojamentos tinham condições precárias
Brasília, 28/11/2014 - Força Tarefa empreendida pelas Superintendências Regionais do Trabalho e Emprego em São Paulo e no Rio Grande do Sul libertou nesta semana 37 trabalhadores bolivianos de condições análogas à de escravos, num flagrante acorrido numa oficina de costura localizada na Zona Norte de São Paulo. A ação ocorreu entre os dias 21 de outubro e 25 de novembro e alcançou um total de 40 trabalhadores, entre os quais 15 mulheres e um menor de 18 anos. 
Alojados em condições degradantes, os resgatados - que atuavam em uma empresa quarteirizada prestadora de serviço das Lojas Renner - estavam submetidos a diversas irregularidades trabalhistas, como jornada de trabalho excessiva e exaustiva, retenção e desconto indevido de salário, servidão por dívidas, além, disso sofriam violência psicológica, verbal e física, entre outras irregularidades.
A operação foi realizada em conjunto com o Ministério Público do Trabalho, a Defensoria Pública da União, com o apoio do Tribunal Regional do Trabalho.  Os auditores fiscais do Trabalho lavraram ao todo 30 autos de infração e emitiram de 37 requerimentos de Seguro- Desemprego..."

Íntegra MTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário