segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

Governo do Paraná fecha turmas e escolas em todo Estado (Fonte: APP.com.br)

"GOVERNO DO PARANÁ FECHA TURMAS E ESCOLAS EM TODO ESTADO

Medida vem sendo adotada em várias regiões sem qualquer debate com comunidade escolar

Em novembro, a APP-Sindicato já denunciava o encerramento das atividades no Centro de Educação Básica de Jovens e Adultos (Ceebja) de Jacarezinho, norte do Estado. De forma silenciosa e por fora das oficialidades, a Secretaria de Estado da Educação (Seed) orquestrou o fechamento de Ceebjas e turmas e turnos do ensino regular pelo interior do Paraná. Aconteceu em Jacarezinho e Palotina. No segundo caso, a mobilização de educadores(as), pais, mães e estudantes impediu o fechamento.

Em Jacarezinho o processo começou em novembro de 2013, quando o Núcleo Regional de Educação (NRE) de Jacarezinho solicitou a Seed a prorrogação da locação do imóvel onde já se encontra instalado o Ceebja Professora Geni Sampaio Lemos. O processo passou o ano vagando por vários departamentos e somente retornou ao Núcleo no mês passado, com a notícia de que a escola seria fechada e as turmas transferidas para a Escola Imaculada Conceição. O motivo seria o valor do aluguel que passou de 4 mil para 15 mil.

Entretanto, a Seed não procurou a imobiliária para negociar o valor, tendo em vista a importância daquele imóvel para aquela comunidade escolar. Quem fez o contato foi a própria direção do Ceebja. Na negociação, a diretoria conseguiu ajustar o valor do aluguel que baixou para R$ 6.800,00, mas a Seed, até o momento, não se pronunciou.

De lá para cá mais de 30 denúncias foram encaminhadas à APP-Sindicato sobre fechamento de turmas, turnos e, até mesmo, de escolas inteiras em várias regiões do Paraná.

Hoje (15) pela manhã reuniram-se na sede da APP, educadores (as), Ministério Público e sindicato para tratar do fechamento das escolas do campo. Em seguida, dirigentes da APP e participantes da reunião foram até a Seed para cobrar explicações da secretaria e tentar impedir este processo de encerramento de turmas.

Em Laranjeiras do Sul, cerca de 300 pessoas participaram nesta manhã de um ato. Professores(as), funcionários(as), estudantes e responsáveis foram até o Núcleo Regional de Educação pedir explicações sobre o fechamento de mais de 60 turmas somente naquela região. Eles exigem uma audiência com a chefe do NRE.

Contatos:

Hermes Leão - Presidente da APP-Sindicato - (41) 9235-7584

Marlei Fernandes de Carvalho - (41) 9116-3013

Walkíria Olegário Mazeto - (41) 9251-9729"

Fonte: APP.com.br

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário